PUBLICIDADE

Primeira Black Friday do Pix: as marcas estão preparadas?

As expectativas para o uso do Pix durante esse período estão altíssimas nesta Black Friday.

26 nov 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto, alerta para o risco de fraudes com o Pix
Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto, alerta para o risco de fraudes com o Pix
Foto: LinkedIn / Reprodução

Ainda que o Pix tenha sido lançado no início de novembro de 2020, a tempo de ser utilizado na Black Friday do ano passado, a realidade é que a quantidade de pessoas que haviam aderido à nova forma de pagamento não foi suficiente para mostrar seu verdadeiro impacto nas vendas durante a data sazonal.

Porém, neste ano, as expectativas para o uso do Pix durante esse período estão altíssimas. De acordo com informações do Banco Central, no último dia 22 de setembro ele atingiu a marca de 100,3 milhões de pessoas físicas cadastradas, enquanto a quantidade de empresas chegou a 7,3 milhões. 

Esses dados mostram não apenas o potencial da nova forma de pagamento, mas também apontam a importância dos e-commerces já começarem a se programar para lidar com o Pix, já que na Black Friday há um volume muito mais intenso de compras e, portanto, de transações online.

Pensando nisso, a PagBrasil, fintech direcionada de pagamentos digitais, e a Konduto, antifraude para pagamentos online, separaram algumas dicas para que o comércio eletrônico consiga lidar com as compras realizadas por esse meio sem dores de cabeça. Confira:

1. Faça testes

Se você ainda não disponibilizou o Pix como meio de pagamento em seu e-commerce, tente implementá-lo imediatamente. “Se comparado aos outros formatos de pagamento, como cartão de crédito e boleto bancário, o Pix é muito recente e é preciso oferecer uma experiência de qualidade ao usuário em sua primeira compra, para que ele volte a usar a solução posteriormente”, aconselha Ralf Germer, CEO da PagBrasil.

2. Tome cuidado com as fraudes

Com o aumento das vendas, aumentam também as tentativas de golpe sofridas pelos e-commerces. Na Black Friday do ano passado, segundo balanço da Konduto, a taxa de tentativa de fraudes com relação ao total de pedidos no comércio eletrônico ficou em 1,36%, o que correspondeu a 2,72% do faturamento na data.

E, com as novas possibilidades de pagamentos, surgem novas oportunidades para os criminosos virtuais. “O que acontece é que os fraudadores utilizam as mecânicas já conhecidas, como phishing, engenharia social, invasão de conta, dentre outras, e as adaptam para o Pix. E, como os pagamentos são feitos de forma instantânea, é muito mais vantajoso focar suas investidas nesse sistema. Para combater essa prática é essencial adotar ferramentas antifraude que consigam identificar quando isso acontece e assim agir de forma instantânea para barrar o golpe”, observa Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

3. Converse com seu público

Apesar de ser um grande sucesso entre o público em geral, a performance do Pix no e-commerce ainda é relativamente recente. Segundo a pesquisa “Panorama da Utilização do Pix no E-commerce” da PagBrasil em parceria com a E-commerce Brasil, realizada em agosto de 2021, 32,1% dos lojistas oferecem o Pix como meio de pagamento em suas lojas virtuais. 

“Como parte das lojas virtuais ainda não oferecem o Pix em seus sites, os consumidores podem ter dúvidas no momento da compra por não terem costume de utilizá-la no e-commerce. Por isso, implementar uma página com explicações sobre o uso do Pix para que os compradores consigam solucionar suas dúvidas é primordial”, explica Ralf.

Além disso, há um fator que pode diminuir a confiança dos consumidores em relação ao novo método: as recentes e crescentes notícias de golpes e sequestro envolvendo o Pix. 

“Ainda que seja muito importante ficar de olho no que está acontecendo, é preciso esclarecer que esse sistema é muito seguro. Vale destacar que o Banco Central está atento a essas questões e tem criado diversas regras para dificultar a ação dos criminosos”, observa Tom.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade