PUBLICIDADE

Dia dos Avós: 5 dicas para investir e manter a saúde financeira na melhor idade

Investir na melhor idade pode te ajudar a ter um envelhecimento financeiramente saudável

26 jul 2021 11h28
ver comentários
Publicidade
Dia dos Avós
Dia dos Avós
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

O dia 26 de julho é marcado por uma comemoração muito especial: o Dia dos Avós! A data é comemorada no Brasil, Portugal e Espanha e foi escolhida por ser o Dia de São Joaquim e Santa Ana, considerados por muitos como os avós de Jesus.

Para celebrar a data, o Finanças e Empreendedorismo preparou juntamente com a educadora financeira Bia Moraes algumas dicas práticas que ajudarão os vovôs e as vovós a manterem uma vida financeira saudável e frutífera.

5 dicas para investir e manter a saúde financeira na melhor idade

- Dica 1: mantenha a reserva de emergência em dia

Não tem como a primeira dica ser diferente: independentemente da idade, qualquer pessoa deve ter uma reserva de emergência.

Por isso, vovô e vovó, organizem-se e mantenham a reserva de emergência em dia mesmo na melhor idade. O ideal é que ela cubra pelo menos 12 meses de despesas básicas da sua vida. 

Ah, e essa dica vale para quem já é aposentado também, ok?! Afinal, situações de emergência podem surgir em qualquer momento e em qualquer idade.

- Dica 2: guardar dinheiro em casa? Tô fora!

Guardar dinheiro na poupança, na gaveta ou no colchão não tá com nada, pessoal! A educadora Bia Moraes ressalta que existem opções de investimentos seguras e com rentabilidade maior que poupança, como o Tesouro Direto. Que tal dar uma olhadinha?

- Dica 3: dá para investir e empreender na melhor idade? 

Com certeza! De acordo com Moraes, o mais indicado é montar uma carteira de investimentos alinhada ao perfil do investidor, aos objetivos e ao momento de vida. Por exemplo, para uma pessoa de 60 anos com perfil conservador e que pretende empreender, uma carteira conservadora pode fazer mais sentido. 

Independentemente da idade, quem empreende deve considerar o risco dessa atividade e, para equilibrar, a carteira de investimentos do empreendedor deve ser conservadora.  

- Dica 4: não acredite em rendimentos milagrosos

Investir na melhor idade é uma ótima opção, porém, é preciso abrir bem os olhos para não acabar caindo em roubadas e golpes. Procure instituições bancárias ou de investimentos sérias e fique bem atento(a).

Desconfie de ganhos altos, retornos rápidos e vantagens muito além do que se vê por aí. Lembre-se daquele velho ditado: "quando a esmola é demais, o santo desconfia".

- Dica 5: na dúvida, procure ajuda especializada

Se na hora de dar o primeiro passo em direção ao universo dos investimentos a dúvida bater, procure um assessor de investimentos. Esses profissionais são especialistas no assunto e deixarão ainda mais claro quais são os verdadeiros riscos e taxas para que você possa aproveitar essa fase com tranquilidade financeira. 

Com informações de: Bia Moraes e Ativa Investimentos.

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade