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Como preparar o seu e-commerce para as datas comerciais

O seu e-commerce está preparado para as datas especiais? Confira essas dicas.

28 jan 2022 07h30
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Foto: Bruno Germany / Pixabay

O início do ano é o momento perfeito para olhar e pensar com cuidado nas estratégias que vão fazer seu negócio decolar. Afinal, o planejamento é parte essencial de qualquer negócio. Em 2020, as datas sazonais representaram 34% do faturamento do e-commerce, atingindo um total de R$ 30,1 bilhões, segundo um estudo do relatório Webshoppers. 

Ficar atento às datas especiais é uma oportunidade de aumentar o reconhecimento da sua marca e impulsionar as vendas online. Mas o que um e-commerce pode fazer para tornar-se mais competitivo?

Através de soluções tecnológicas, a pesquisa de dados em lojas virtuais e marketplaces permite que empresas possam mapear seus concorrentes, identificar nichos de mercado em potencial e investir em marketing, vendas e logística com mais assertividade.

De acordo com João Drumond, CEO e fundador da Crawly, startup de desenvolvimento de robôs inteligentes para busca e coleta de dados, uma solução altamente tecnológica é o uso da mineração de dados através bots inteligentes que acessam, coletam e estruturam dados da internet para que as informações contidas neles sejam analisadas e resultem num processo de tomada de decisões mais assertivo e fundamentado. É o caso da análise comparativa prática e rápida dos preços oferecidos por empresas do mesmo setor. 

Em outras palavras, são robôs que minimizam erros, aumentam a produtividade e evitam uma discrepância de valor entre a concorrência.

“O uso de plataformas de automação para pesquisa de dados em lojas virtuais e marketplaces permite, por exemplo, que empresas possam mapear seus concorrentes, identificar nichos de mercado em potencial e investir em marketing, vendas e logística com mais assertividade. A partir de informações de qualidade, é possível prever o comportamento de consumidores e oferecer melhores condições para comercialização de produtos na internet”, garante Drummond.

Como preparar o seu e-commerce para as datas comerciais:

Outra estratégia de B.I. muito recomendada é a RPA, sigla em inglês para Automação Robótica de Processos. Com a RPA, empresas de todos os segmentos podem utilizar robôs virtuais pré-programados para executar tarefas manuais e repetitivas com mais agilidade e precisão do que um ser humano conseguiria.

João elucida que aderir a estratégias de Business Intelligence é um caminho para se adaptar com mais rapidez às mudanças do mercado em momentos de crise, permitindo conduzir análises em tempo real e possibilitando um processo de tomada de decisões mais ágil e assertivo.

Ainda segundo a Webshoppers, os principais caminhos até a loja são os sites e as redes sociais. E se 2022 seguir o ritmo de 2021, a expectativa é que o mercado digital seja inundado por outra leva de novos consumidores.

“Com uma análise mais aprofundada das informações a respeito de produtos e vendedores (onde estão, quantos são e como estão sendo apresentados na internet), as empresas podem elaborar estratégias complexas de precificação, gestão de estoque e logística e de marketing de produtos, com foco em se tornarem mais atraentes aos consumidores que seus concorrentes”, completa o CEO.

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