PUBLICIDADE

Comissária de Comércio da UE expressa otimismo de que EUA isentem bloco de tarifas do aço e alumínio

22 mar 2018 - 09h42
(atualizado às 09h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmstrom, expressou otimismo cauteloso nesta quinta-feira de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, isentaria a União Europeia das tarifas de importação de aço e alumínio.

Comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmstrom, em Estrasburgo, na França 14/03/2018 REUTERS/Vincent Kessler
Comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmstrom, em Estrasburgo, na França 14/03/2018 REUTERS/Vincent Kessler
Foto: Reuters

Os Estados Unidos devem começar a cobrar taxas de importação de 25 por cento sobre o aço e 10 por cento sobre o alumínio na sexta-feira, embora o país pareça estar pronto para considerar isenções para além das já concedidas ao Canadá e ao México.

Malmstrom se encontrou com os representantes norte-americanos de Segurança do Comércio, Wilbur Ross, e de Comércio, Robert Lighthizer, na quarta-feira, antes do esperado anúncio de Trump sobre o assunto, com a China sendo vista como alvo de mais ação.

Em um encontro com os embaixadores da UE e do Parlamento Europeu na manhã desta quinta-feira, antes de os líderes do bloco se reunirem, a comissária indicou que há uma disposição maior para encontrar uma solução e evitar uma guerra comercial.

"Espero que ele (Ross) recomende a exclusão da UE como um todo ao presidente. O presidente Trump fará um anúncio sobre possíveis exclusões. Esperamos que estejamos nessa lista", disse Malmstrom ao Comitê de Comércio do Parlamento Europeu.

"É o presidente Trump que decide isso ... mas esperamos que o secretário Ross recomende que a UE seja excluída como um todo (das sanções)", acrescentou.

Lighthizer disse ao Comitê de Meios e Caminhos dos EUA que o governo norte-americano estava em negociações com a União Europeia, Argentina e Austrália sobre a concessão de possíveis isenções às tarifas, e que esperava resolver a questão até o final de abril.

Malmstrom e Ross disseram que concordaram em iniciar discussões sobre áreas de interesse comercial, incluindo aço e alumínio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade