0

Colheita de soja atinge 63% da área plantada no Brasil em 2018/19, diz AgRural

18 mar 2019
13h19
  • separator
  • 0
  • comentários

São Paulo, 18 - A colheita da safra de soja 2018/19 atingiu 63% da área cultivada no Brasil na quinta-feira passada, 14, em comparação com 57% na semana anterior, 58% no ano passado e 56% na média de cinco anos, informou a consultoria AgRural em boletim semanal.

"O ritmo dos trabalhos foi mais lento que o normal por causa das chuvas que caem em diversos Estados. Essas chuvas têm feito com que os grãos saiam das lavouras com excesso de umidade e maior índice de avariados (qualidade menor) em algumas áreas, mas esses problemas são pontuais e ainda não chegam a representar ameaça à safra como um todo", avalia a AgRural.

Mato Grosso continua na liderança entre os Estados com os trabalhos mais avançados de retirada dos grãos, com 97% de sua área já colhida. Em seguida, aparecem Mato Grosso do Sul e Goiás, com 96% e 90%, respectivamente. Quanto ao Paraná, onde 67% da área está colhida, a consultoria destacou que perda de ritmo levou o índice de colheita paranaense a ficar atrás do registrado há um ano pela primeira vez nesta temporada.

Na última semana, a AgRural elevou sua estimativa de produção de soja na safra 2018/19 do Brasil para 112,9 milhões de toneladas, ante 112,5 milhões estimadas na projeção de um mês atrás. "O ajuste para cima deveu-se às chuvas de fevereiro, que beneficiaram as lavouras plantadas mais tarde", justificou a consultoria.

O potencial inicial de produção era de 121,4 milhões de toneladas, mas houve perdas em diversos Estados, com destaque para Paraná e Mato Grosso do Sul, devido ao tempo quente e seco de dezembro e janeiro. No boletim desta segunda-feira, a AgRural informou que revisará a estimativa de safra em abril, com foco especial nos Estados do Matopiba e no Rio Grande do Sul, que têm calendário mais tardio.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade