4 eventos ao vivo

Colheita da primeira safra de milho no RS atinge 41% da área, informa Emater

22 fev 2019
17h25
  • separator
  • comentários

São Paulo, 22 - A colheita da primeira safra de milho no Rio Grande do Sul atingiu média de 41% da área plantada. O levantamento é da Emater/RS-Ascar, divulgado em informativo conjuntural. O índice é de 16% para o cereal pronto para ser tirado do campo. Em enchimento de grãos, a cultura apresenta 26%.

As regiões da Fronteira Noroeste e Missões já estão com 74% da área colhida, dos 738 mil hectares cultivados com milho. O Alto Uruguai apresenta 40% da lavoura com o cereal colhida e a região Serrana apenas iniciou os trabalhos.

"Com boa qualidade de grãos, a produtividade do milho deverá ultrapassar a estimativa inicial de 6,8 toneladas por hectare", prevê a Emater. Nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, a segunda safra de milho para silagem apresenta bom desenvolvimento. "Os produtores estão realizando aplicação de adubação nitrogenada em cobertura", comenta a entidade.

A soja está em estágio principalmente de enchimento de grãos no Estado, com 72% do total da área plantada. As fases de grão maduro e colhido somam 5% da área cultivada. De maneira geral, a semana, encerrada ontem, apresentou clima favorável ao desenvolvimento da cultura no Estado, com bom aporte de umidade no solo e temperaturas mais amenas, garantindo o seu potencial produtivo, embora se observe diferencial de potencial entre lavouras.

Quanto ao arroz, as condições climáticas são favoráveis às lavouras, com boa insolação e temperatura, apesar do frio nas madrugadas, em algumas regiões. Prossegue a aplicação de fungicidas e inseticidas, restrita às áreas em floração. "Há expectativas de boa produtividade e produção", conclui a Emater.

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade