China prorroga suspensão de tarifa adicional de 24% sobre produtos importados dos EUA
Pequim também anunciou a suspensão das tarifas de até 15% sobre a soja e outros produtos agrícolas americanos
A China anunciou nesta quarta-feira, 5, que vai prorrogar por mais um ano a suspensão da tarifa adicional de 24% imposta sobre produtos importados dos Estados Unidos, mantendo a tarifa geral de 10%.
Uma declaração publicada no site do Ministério das Finanças, citando o Conselho de Estado em Pequim, afirma que "a tarifa de 24% sobre produtos dos EUA permanecerá suspensa por mais um ano, e uma tarifa de 10% será mantida".
A declaração indica que a suspensão segue "o consenso alcançado nas consultas econômicas e comerciais entre a China e os Estados Unidos" e entrará em vigor em 10 de novembro.
Os presidentes Xi Jinping e Donald Trump se reuniram na última semana na Coreia do Sul e prorrogaram a frágil trégua comercial por mais um ano, após várias rodadas de negociações.
Em um comunicado separado, a China anunciou, no mesmo dia, que havia suspendido as tarifas de até 15% sobre a soja e outros produtos agrícolas americanos.
As tensões entre as duas maiores economias do mundo aumentaram este ano, à medida que Washington e Pequim impuseram tarifas cada vez mais altas uma à outra.
Em determinado momento, as tarifas de ambos os lados chegaram a três dígitos, perturbando os mercados e paralisando as cadeias de suprimentos. /AFP