A Nissan escolheu a 40ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, que começou nesta quarta-feira, para apresentar suas novidades. O grande destaque foi para a nova versão do esportivo GT-R, de 480 cavalos de potência. A máquina é a aposta da montadora japonesa para aumentar as vendas ao redor do mundo.
A exposição, porém , abriu suas portas exibindo veículos "verdes" e de baixo consumo, além de tecnologias voltadas para maior segurança e comodidade. Instalado em Chiba, periferia de Tóquio, o salão reúne 250 expositores, de 11 nacionalidades, e exibe 520 automóveis, caminhões, ônibus e motos, sendo 71 veículos inéditos.
O GT-R chega com um motor V6 twin turbo (dois turbos) de 3.8 litros. O automóvel, que deve custar no Japão cerca de US$ 68,1 mil, será vendido pela primeira vez em outros lugares do mundo e chega aos Estados Unidos em junho de 2008 e a outros mercados em março de 2009. Em território japonês, as vendas já começam em dezembro.
A Nissan, terceira maior montadora do Japão, tem uma aliança com a francesa Renault e espera seguir o rumo das rivais locais Toyota e Honda para ter destaque na indústria automobilística mundial.
Três meses de produção do GT-R - ou 3 mil veículos - já foram vendidos, por meio de pedidos antecipados ao lançamento no Japão.
Outra novidade da marca foi o Round Box, ou Rd-Bx. O veículo conversível de quarto lugares promete interatividade entre todos os passageiros, com o sistema " Play Catch " , que permite que todos os ocupantes dividam informações e entretenimento, como controles para mexer no rádio e trocar de CD e ver a velocidade do carro. O motor do carro-conceito é um turbo de 1.6 litros.
Tecnologia e ecologia
O Salão de Tóquio traz este ano numerosos carros-conceito de desenho futurista e tecnologia revolucionária para facilitar o trabalho do motorista. O especialista em miniveículos Suzuki expõe o Pixy, um carro de apenas um assento para uso urbano, e o elétrico Suzuki Sharing Coach (SSC), que pode levar duas pessoas e dois Pixy, anexados ao veículo principal.
A Nissan apresenta o Pivo 2, um mini em forma de ovo cuja cabine gira 360 graus e as rodas viram 90 graus para facilitar seu estacionamento. O carro tem ainda um robô que fala e orienta o motorista.
A Toyota exibe o híbrido 1/X, com baterias que podem ser carregadas em uma simples tomada elétrica. Graças a sua estrutura de plástico e fibra de carbono, o carro pesa apenas 420 kg, três vezes menos que um híbrido clássico como o Prius.
O fabricante de equipamentos Denso apresenta um sistema de câmera que detecta sinais de sonolência e falta de atenção do motorista.
O Tóquio Motor Show, que na quarta e quinta-feira estará aberto apenas para a imprensa, e na sexta aos profissionais do ramo, será visitado pelo público entre o próximo sábado e o dia 11 de novembro.
São esperados um milhão e meio de pessoas no salão, o segundo mais visitado do mundo depois da exposição de automóveis de Paris.
Com AFP