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Teste: Porsche Cayenne Turbo V8 tem mais potência e carisma

Agora em sua terceira geração, o SUV que mudou a história da Porsche tem 550 cavalos no motor V8 4.0. Impossível não se apaixonar

7 out 2019
08h00
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O Porsche Cayenne chegou à terceira geração apenas 14 anos depois de ter nascido sob intensa polêmica. Muitos fãs não admitiam a existência de um SUV na marca esportiva. Porém, se não fosse o sucesso do Cayenne, talvez a Porsche não estivesse fabricando nem o famoso 911 Carrera, pois a empresa estava em crise. Hoje, o novo Cayenne é a expressão de uma Porsche que não apenas vai muito bem financeiramente como manteve sua alma intacta, mesmo fabricando utilitários esportivos de luxo.

O vão livre do solo é de bons 215 mm, por isso o Cayenne é bastante eclético.
O vão livre do solo é de bons 215 mm, por isso o Cayenne é bastante eclético.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Cayenne Turbo que avaliamos é o topo da linha. Embora todas as versões agora sejam turbinadas, só a versão com o nome Turbo é empurrada por um motor V8 4.0 biturbo. Ele tem 550 cv de potência e 770 Nm de torque. São 250 cavalos a mais (quase o dobro) da versão de entrada V6 3.0, que já tínhamos avaliado. Em compensação, a diferença de preço também é brutal: quase R$ 310.000. Isso considerando o Cayenne Turbo “básico”, pois só de opcionais o modelo avaliado carrega cerca de R$ 200.000, o que eleva seu preço para além dos R$ 900.000.Portanto, que fique claro: o novo Porsche Cayenne Turbo é para poucos mesmo!

O interior vermelho mistura esportividade, luxo e bom gosto.
O interior vermelho mistura esportividade, luxo e bom gosto.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em relação ao Cayenne Turbo da geração anterior, o atual ganhou 30 cavalos de potência. Entre seus recursos tem até eixo traseiro direcional (opcional de quase R$ 12.000). Outros itens excelentes são a suspensão a ar e o spoiler traseiro adaptativo com cinco modos de utilização, de acordo com a velocidade atingida. É impossível tirar todo o potencial do novo Porsche Cayenne Turbo na estrada, pois suas velocidades são insanas, além de proibidas. Com o pacote Sport Chronos incluindo seletor de modo de condução (R$ 6.300), o Cayenne Turbo acelera de 0-100 em 3,9 segundos. Não é apenas na arrancada da primeira marcha que ele joga o corpo dos ocupantes para trás -- na segunda, na terceira e na quarta também. Como dissemos, falta pista para ele.

Com tanta cavalaria disponível, tanta tecnologia embarcada e tanto valor às mãos, dirigir o Porsche Cayenne Turbo é uma experiência emocionante o tempo todo. Em algumas situações, um carro tão caro chega a ser chocante diante da crescente pobreza nas ruas brasileiras. Na estrada, é preciso ter bom senso, porque as respostas são poderosas. O conforto, tanto para o motorista quanto para os passageiros, é incrível. O carro avaliado dispunha de quatro alturas para o chassi (baixo, médio, alto e off road) e três ajustes de suspensão, que podem deixar o carro mais duro ou com um rodar bem macio. Com a suspensão dura, não há rolagem da carroceria nas curvas; com ela mole, a rolagem é mínima.

PORSCHE CAYENNE TURBO V8 4.0
ITEM CONCEITO

NOTA

(1 A 5)

Desempenho ótimo 5
Consumo básico 1
Segurança ótimo 5
Conectividade muito bom 4
Conforto ótimo 5
Pacote de Série ótimo 5
Usabilidade muito bom 4
VEREDICTO muito bom 4,1

Outra coisa que agrada bastante no Porsche Cayenne Turbo é a interface dos comandos, todos muito intuitivos, apesar da grande quantidade de itens que existe no volante, no painel e no console central. O bom gosto e a qualidade são perceptíveis em cada detalhe, o que torna o Cayenne um SUV realmente superior. O volante traz o comando dos modos de condução num botão giratório, como em outros Porsche. Rodando a 100 km/h, por exemplo, o motor trabalha a 2.000 rpm no modo normal, sobe para 3.000 rpm no modo Sport e pula para 4.000 no Sport+. 

Essas mudanças automáticas de marcha são visíveis com os saltos que o ponteiro do conta-giros dá no mostrador central do quadro de instrumentos. No total, são cinco mostradores redondos, com inúmeras possibilidades de visualização facilmente controladas por duas minúsculas esferas posicionadas nos dois lados do volante. O navegador pode transformar os dois mostradores da direita em um só, se o motorista desejar. Além disso, a tecla response, para dar gás total durante 20 segundos, é de série no Cayenne Turbo.

A grade frontal do novo Cayenne é um item que não entusiasma no design.
A grade frontal do novo Cayenne é um item que não entusiasma no design.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O powertrain reúne o motor V8 4.0 com dois turbocompressores e um novo câmbio tiptronic de oito marchas com conversor de torque. O objetivo da Porsche foi balancear melhor a performance e o conforto -- e o carro realmente pode ser usado de forma moderada na cidade e como um esportivo na estrada. A primeira marcha ficou mais curta para melhorar o uso off road e a oitava foi alongada para que o Cayenne atinja maiores velocidades. A sétima e a oitava marchas são overdrive (uma tentativa de melhorar o consumo, que é bem alto, nota E no Inmetro).

Embora pese mais de duas toneladas, o novo Porsche Cayenne Turbo não passa a mesma sensação de carro pesado que notamos na versão V6 3.0. Claro que isso é obra do motor com quase o dobro de potência. Por isso, seu desempenho ganhou cinco estrelas do Guia do Carro. Outro item que ajuda bastante na dirigibilidade é a nova suspensão. A geração anterior usava o duplo A e essa adotou os multibraços, dando ainda maior estabilidade ao Cayenne. Seja em busca de desempenho ou de conforto, para quem tem essa dinheirama toda o novo Porsche Cayenne Turbo é uma compra que devolverá tudo que se espera de um SUV de luxo.

Na traseira, as lanternas 3D são conectadas por uma faixa central.
Na traseira, as lanternas 3D são conectadas por uma faixa central.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que é novo

  • O design teve mudanças leves, com novos paralamas, novas rodas e uma grade frontal que abre e fecha. Na traseira, as lanternas em 3D agora são conectadas por uma faixa central, luminosa, na qual aparece a palavra Porsche.
  • O câmbio automático de oito marchas é novo e o motor V8 4.0 ganhou 30 cavalos extras.
  • A suspensão foi modificada, agora é multilink e com opção de ser pneumática.
  • O carro cresceu 6,3 cm no comprimento e 2,9 cm na largura, mas ficou 1 cm mais baixo. E o porta-malas ganhou mais 100 litros de capacidade.
  • A tela multimídia de 12” Full HD e o retrovisor interno sem moldura também são novos.

O que nós gostamos

  • Os ajustes de altura do chassi e da suspensão são incríveis e deixam o carro ao gosto do motorista.
  • O desempenho é excepcional e o câmbio de oito marchas está perfeitamente ajustado para entregar toda a potência.
  • A tração é integral permanente e um mostrador no painel mostra quase sempre a proporção de 80% na traseira e 20% na dianteira, passando um pouco mais para a frente de acordo com a situação.
  • As rodas de 21” são lindas. O carro que avaliamos estava com as rodas opcionais Cayenne Exclusive, que custam R$ 8.700.
  • O interior bordô também é opcional e dá exclusividade ao carro (por mais R$ 3.500).
  • O rebatimento dos espelhos retrovisores ajuda a sair do carro em algumas vagas apertadas.

O que pode melhorar

  • Apesar da funcionalidade (abre e fecha), a grade dianteira está longe de ser uma das mais bonitas no reino dos SUVs de luxo.
  • Os dois turbocompressores não deram conta de eliminar totalmente o retardo nas respostas ao acelerador numa condução esportiva.

Os números

  • Preço: R$ 732.585
  • Motor: 4.0 V8
  • Potência: 550 cv a 5.750 rpm
  • Torque: 770 Nm a 1.960 rpm
  • Câmbio: 8 marchas AT
  • Comprimento: 4,926 m
  • Largura: 1,983 m
  • Altura: 1,673
  • Entre-eixos: 2,895 m
  • Vão livre: 215 mm
  • Peso: 2.175 kg
  • Pneus: 285/40 R21 (d) e 315/35 R21 (t)
  • Porta-malas: 770 litros
  • Tanque: 90 litros
  • 0-100 km/h: 3s9
  • Velocidade máxima: 286 km/h
  • Consumo cidade: 5,5 km/l
  • Consumo estrada: 7,0 km/l
  • Emissão de CO2: 228 g/km
  • Modelo avaliado: 2019

 

Guia do Carro
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