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Teste: Hyundai HB20S Diamond Plus tem estilo fastback

Além do estilo ousado, o novo sedã tem motor 1.0 turbo e inova ao oferecer assistente de colisão frontal com frenagem autônoma

29 set 2019 - 17h06
(atualizado em 1/10/2019 às 05h45)
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O novo HB20S tem caimento de teto com estilo coupé.
O novo HB20S tem caimento de teto com estilo coupé.
Foto: Divulgação

O novo Hyundai HB20S tem visual bastante imponente, que integra a nova linguagem de design da marca, a “Esportividade Sensual”. Além de ter vincos bem demarcados por toda a cabine, o sedã incorpora o conceito fastback no visual, com linhas bem suaves para a formação do terceiro volume. Como resultado, o novo Hyundai HB20S tem estilo com bastante personalidade, que o diferencia do restante da linha HB20. As lanternas têm desenho exclusivo, com assinatura luminosa específica, inspiradas nos irmãos Hyundai Elantra e Sonata. Na dianteira, o Hyundai HB20S Diamond Plus adota grade em formato cascata com moldura cromada e conjunto óptico com projetor e guias de LED. 

Por dentro, a segunda geração da família HB20 possui linhas mais horizontais e novo sistema blueMedia, que agora tem visual flutuante e tela de 8’’. Os bancos também são novos, com abas laterais mais envolventes e novo padrão de acabamento. No sedã predomina a tom cinza claro por toda a cabine, incluindo volante, painel e console central. Na versão avaliada (Diamond Plus), o revestimento de couro dos bancos e apoia-braços é ainda mais claro e, apesar de deixar o interior mais sofisticado, suja com muita facilidade em clima brasileiro.

Em termos de conforto, o Hyundai HB20S Diamond Plus mostrou-se bastante competente durante o test drive no litoral baiano, tanto pelo acabamento dos bancos quanto pelos ajustes das suspensões e da direção elétrica (inédita no HB20 e no HB20S). O novo volante tem visual de três raios e possui boa empunhadura. Ao passar em lombadas, o conjunto de suspensões não atinge o fim de curso com tanta facilidade, evitando batidas secas e vibrações para o interior da cabine. Em velocidades de cruzeiro, o nível de ruído interno atende os requisitos da categoria de sedãs compactos, permitindo um rodar suave e tranquilo. A evolução do nível de conforto dentro da cabine também pode ser notada pelo nova regulagem de altura do banco do motorista, que agora é controlada por alavanca e ajusta o assento de forma mais eficiente e ergonômica (antes era por roldana). Encontrar uma boa posição para dirigir o Hyundai HB20S não é mais uma tarefa difícil. 

O Hyundai HB20S Diamond Plus é um sedã compacto 4 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
O Hyundai HB20S Diamond Plus é um sedã compacto 4 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
Foto: Guia do Carro

Nas curvas, o Hyundai HB20S Diamond Plus não decepciona. O sedã contorna os trechos mais sinuosos com relativa facilidade, graças aos inéditos controles eletrônicos de tração e estabilidade e aos reforços na estrutura da carro. O novo motor 1.0 TGDI (turbo com injeção direta de combustível) de 120 cv também é outro grande responsável pelo bom comportamento dinâmico do HB20S.  O torque máximo de 172 Nm é atingido em apenas 1.500 rpm, permitindo boas acelerações e retomadas de velocidade ao sedã. A transmissão automática de seis velocidades tem trocas rápidas e suaves e as aletas atrás do volante (versões Diamond e Diamond Plus) auxiliam na adaptação ao estilo de condução do motorista. De acordo com a Hyundai, o tempo gasto para acelerar o HB20S 1.0 TGDI de 0-100 km/h é de 10,7 segundos, com velocidade máxima limitada em 191 km/h. 

O novo HB20S adota a nova filosofia global de design da Hyundai, a "esportividade sensual".
O novo HB20S adota a nova filosofia global de design da Hyundai, a "esportividade sensual".
Foto: Divulgação

Segundo o Inmetro, o consumo do sedã com o motor 1.0 TGDI e o recurso start-stop (somente nas versões Diamond e Diamond Plus) é de 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, e de 8,8 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada, com etanol. Sem a função start-stop, o consumo cidade/estrada fica em 12,1/15,3 km/l (g) e 8,0/10,8 km/l (e). 

Apesar de utilizar a mesma plataforma, o HB20S agora também está maior. As novas medidas da cabine incluem aumento de 30 milímetros no comprimento e 40 milímetros na largura. O entre-eixos foi alongado em 3 centímetros, passando de 2,50 para 2,53 metros. Como resultado, o espaço para as pernas no assento traseiro, que era alvo de críticas da geração anterior, ficou 47 milímetros maior, somado às novas adaptações da plataforma e ao novo dimensionamento do painel. Além disso, a capacidade do porta-malas do sedã aumentou 25 litros e agora possui volume de 475 litros (antes eram 450 litros).

O espaço para porta-objetos nunca foi um grande problema no Hyundai HB20S, mas faltava um apoia-braço mais sofisticado nas versões mais caras. A Hyundai não bobeou e decidiu adicionar às versões Diamond e Diamond Plus, um novo apoia-braço no console central com sistema corrediço e espaço para acomodação de utensílios sob a tampa. A gavetinha com abertura deslizante, muito elogiada na geração anterior do HB20, foi mantida à frente da alavanca de câmbio, facilitando a instalação do smartphone para recarga ou para a conexão Android Auto e Apple CarPlay.

A central multimídia agora tem tela flutuante de 8’’.
A central multimídia agora tem tela flutuante de 8’’.
Foto: Divulgação

O painel de instrumentos parcialmente digital Supervision Cluster Evolution (disponível nas versões mais caras) tem boa qualidade de resolução e permite boa leitura das informações, mesmo no clima ensolarado do litoral da Bahia. A central multimídia é bem posicionada (em linha com o campo de visão do motorista) e oferece espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, conta com a função de monitoramento da traseira, que permite acionar a câmera de ré com o veículo em movimento (somente nas versões Diamond e Diamond Plus). Agora, estão disponíveis duas entradas USB no console central, sendo uma delas direcionada para o carregamento rápido de smartphones. Apesar disso, ainda faltam fontes de carregamento para os ocupantes do banco traseiro, como entradas USB ou tomadas 12V.

Os principais destaques da versão Diamond Plus, além dos diferenciais no acabamento, são alguns itens de segurança inéditos na categoria: o sistema de alerta de mudança de faixa (faz a leitura das faixas de rolamento e alerta o motorista em casos de mudança involuntária de faixa) e o assistente de colisão frontal com frenagem de emergência (controlado por uma câmera no para-brisa, que detecta veículos e pedestres à frente, evitando a colisão em velocidades até 50 km/h ou diminuindo o impacto acima deste limite). 

A lista de equipamentos de série da versão Diamond Plus, que custa R$ 81.290, ainda inclui itens como sistema de monitoramento de pressão dos pneus, função start-stop, piloto automático com limitador de velocidade e comandos no volante, ar-condicionado digital, volante revestido de couro, além de acabamento interno na cor cinza lunar com elementos cromados e em black piano.

A ignição do motor é feita por meio de um botão no painel.
A ignição do motor é feita por meio de um botão no painel.
Foto: Divulgação

O que é novo

  • Motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta de combustível.
  • Todo o design e o acabamento interior.
  • Dimensões da carroceria: largura, comprimento e entre-eixos.
  • Painel de instrumentos parcialmente digital.
  • Central multimídia com tela de 8’’.
  • Alerta de mudança de faixa, assistente de colisão frontal com frenagem autônoma e monitoramento de pressão dos pneus.
  • Função start-stop, piloto automático e paddles shifts.

O que nós gostamos

  • Desempenho.
  • Estabilidade.
  • Assistente colisão frontal com frenagem de emergência.
  • Alerta de mudança de faixa.
  • Central multimídia blueMedia de 8’’.
  • Conjunto de suspensões.
  • Design estilo coupé.
  • Faróis com guias de LED e projetor.
  • Direção elétrica.
  • Espaço interno e conforto a bordo.

O que pode melhorar

  • Faltam airbags de cortina nas versões mais caras.
  • Para os passageiros do banco traseiro faltam itens de conectividade, como entradas USB ou tomadas 12V.
  • A abertura do porta-malas.

Os números

  • Motor: 1.0 turbo flex
  • Potência: 120 cv a 6.000 rpm (e/g)
  • Torque: 172 Nm a 1.500 rpm (e)
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 4,260  m 
  • Largura: 1,720 m 
  • Altura:  1,470 m
  • Entre-eixos: 2,530 m
  • Peso: 1.120 kg
  • Pneus: 185/60 R15
  • Porta-malas: 475 litros
  • Tanque: 50 litros
  • 0-100 km/h: 10s7
  • Vel. máxima: 191 km/h
  • Consumo cidade: 12,7 km/l (g)
  • Consumo estrada: 15,6 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 102 g/km
  • Modelo avaliado: 2020
Guia do Carro
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