Teste: Honda HR-V 1.5 Turbo vai além dos 33 cavalos extras
O HR-V chegou à linha 2020 com a verdadeira versão Touring, que enfim ganhou o mesmo motor 1.5 turbinado do Civic Touring, porém muito mais
O Honda HR-V chegou e aconteceu porque o seu motor de 140 cv já era um bom diferencial perante os concorrentes. Porém, novos carros chegaram ao mercado, por isso a Honda trouxe para a linha 2020 a versão Touring, com o mesmo motor 1.5 turbo a gasolina que equipa o Civic Touring. Ele desenvolve 173 cv de potência a 5.500 rpm e entrega 220 Nm de torque entre 1.700 e 5.500 rpm -- uma faixa muito ampla de giros, o que melhora bastante seu desempenho em baixas velocidades.
O novo motor turbinado deu ainda mais desempenho ao Honda HR-V, pois são 33 cavalos de diferença em relação ao motor 1.8 aspirado. Junto a isso, a Honda manteve o ótimo ajuste das suspensões, o que faz do HR-V um dos melhores carros de sua categoria. Em muitos aspectos, ele é muito mais um hatch elevado do que um SUV autêntico -- e isso é bom, para quem gosta de desempenho.
No Honda HR-V Touring 2020, o acabamento interno pode ser cinza claro ou preto. Isso vale para os bancos de couro, laterais de porta, console central e painel. Esta versão também tem exclusivas costuras duplas nas laterais de porta. Em relação ao restante da linha, o HR-V Touring traz outros itens exclusivos, como sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático. Para completar, essa versão incorpora todas as novidades visuais introduzidas no HR-V na linha 2019, como grade larga que percorre toda a área frontal, avançando sobre os faróis.
Os faróis têm luzes diurnas de LED integradas e conjunto óptico duplo. Atrás, as lanternas trazem guias de LED e acabamento escurecido na parte inferior. Na cabine, houve melhoria nos bancos, que são muito bons, graças ao apoio superior para a região das costas e pernas. A posição de dirigir também agrada bastante.
Porém, esse carro tem um pequeno pênalti que o impede de ser empolgante como um SUV esportivo. Apesar de a Honda afirmar que ajustou o câmbio para os 33 cavalos extras do motor, o sistema CVT tira toda a graça do motor de 173 cavalos (mesmo com simulação de trocas de marcha). Além disso, o HR-V Touring é mais pesado e isso prejudica o seu desempenho (mas só para motoristas muito exigentes). Outro detalhe: o volante poderia ter uma empunhadura mais grossa, para combinar com a esportividade do carro.
Item | Conceito |
Nota (1 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | muito bom | 4 |
Consumo | muito bom | 4 |
Segurança | ótimo | 5 |
Conectividade | muito bom | 4 |
Conforto | bom | 3 |
Pacote de Série | muito bom | 4 |
Usabilidade | médio | 2 |
Veredicto | muito bom | 3,7 |
De qualquer forma, o HR-V Touring não é um esportivo e sim um estradeiro. E nesse ponto ele vai bem (porém, julgamos a usabilidade de um SUV por suas qualidades off road, o que deixa o Honda meio no limbo, com um certo problema de personalidade). Assim, teve apenas 2 pontos em usabilidade porque não tem tração 4x4, seu porta-malas é inferior a 400 litros e o vão livre do solo é de apenas 177 mm.
Quanto à conectividade, que é um item importantíssimo dentro do paradigma atual, o Honda HR-V Touring vai bem. A central multimídia de 7”, desenvolvida no Brasil, e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, é excelente. Além disso, o HR-V topo de linha tem navegador por GPS e reconhecimento de voz. Só a posição da entrada USB, escondida sob o console central, continua sendo inaceitável para um carro tão bom.
No final das contas, as melhorias introduzidas no HR-V Touring não o farão voltar à liderança de seu segmento, mas fez um bem para sua imagem. Principalmente porque ele corrige a bobagem que foi o lançamento da versão Touring sem o motor turbo nas linhas 2017 e 2018, que usava o mesmo motor 1.8 aspirado das outras versões.
O que é novo
- Motor turbo 1.5 a gasolina de 173 cavalos.
- Acabamento interno em tom cinza claro ou preto.
- Sensor de chuva.
- Retrovisor eletrocômico automático.
O que nós gostamos
- Visual da grade dianteira.
- Faróis com luzes diurnas de LED e lanternas de LED.
- Conforto dos bancos.
- Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
- Posição de dirigir.
- Potência extra em relação às outras versões.
- Ajuste das suspensões.
O que pode melhorar
- Câmbio CVT.
- Posição da entrada USB.
- Empunhadura do volante.
Os números
- Preço: R$ 139.900
- Motor: 1.5 turbo
- Potência máxima: 173 cv a 5.500 rpm
- Torque máximo: 220 Nm a 1.700 rpm
- Câmbio: 7 marchas CVT
- Comprimento: 4,329 m
- Largura: 1,772 m
- Altura: 1,586 m
- Entre-eixos: 2,610 m
- Vão livre: 177 mm
- Pneus: 215/55 R17
- Peso: 1.380 kg
- Porta-malas: 437 litros
- Tanque: 51 litros
- 0-100 km/h: 8s9
- Velocidade máxima: 210 km/h
- Consumo cidade: 11,5 km/l
- Consumo estrada: 14,6 km/l
- Emissão de CO2: 103 g/km
- Modelo avaliado: 2020