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Renault do Brasil aposta alto no Kwid elétrico em 2022

Novo Renault Kwid E-Tech, totalmente elétrico, terá motor exclusivo desenvolvido no Brasil e chega este ano

25 jan 2022 10h32
| atualizado em 28/1/2022 às 11h55
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Renault City K-ZE vendido na China
Renault City K-ZE vendido na China
Foto: Renault / Divulgação

A Renault está convencida de que o futuro do carro elétrico de passageiros no Brasil é dos modelos pequenos. Por isso, a montadora francesa está apostando alto no Kwid E-Tech, que será lançado ainda este ano. A notícia foi confirmada pelo presidente da Renault, Ricardo Gondo, com um adendo: o modelo terá um motor exclusivo desenvolvido no Brasil.

Apesar de contar com um motor desenvolvido no Brasil, o novo Renault Kwid E-Tech será importado da China. Lá o carro é vendido como City K-ZE. Ele também é fabricado na Europa como Dacia Spring. O Kwid elétrico chinês tem um motor elétrico de apenas 33 kW (45 cv) e 123 Nm. O motor do Kwid vendido no Brasil deve ser mais potente (a Renault não informou quanto).

A baixa potência não é um problema na China, pois o segundo carro mais vendido do país é um pequeno elétrico da GM-Wulling, o Hongguang Mini EV, que tem apenas 20 kW (27 cv) e 85 Nm. Com o motor de 33 kW (45 cv), o Renault City K-ZE acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atinge 125 km/h.

A bateria do Kwid elétrico do Brasil deve ser a mesma do Kwid elétrico chinês. Ela tem 27,4 kWh e permite um alcance de 230 km. No modo Eco, o Renault City K-ZE fica com apenas 23 kW (31 cv) e seu alcance urbano chega a 305 km. O consumo do motor de 33 kW (45 cv) é de 10,8 kWh/100 km.

Renault Kwid E-Tech: 100% elétrico
Renault Kwid E-Tech: 100% elétrico
Foto: Renault / Reprodução

A Renault do Brasil está firmando parcerias também para que o Kwid E-Tech tenha a possibilidade de ser carregado com o mínimo de tempo possível. Na China, os tempos de carregamento total são os seguintes:
Tomada de 2,3 kW = 13h30min;
Wallbox de 3,7 kW = 8h30min;
Wallbox de 7,4 kW = 4h50min;
Terminal DC 30 kW = 1h30min.

Há ainda a possibilidade de carregar até 80% da bateria em 30 minutos utilizando os terminais de carregamento rápido DC de 30 kW. Resta saber qual tipo de wallbox a Renault vai oferecer para os consumidores brasileiros. A ideia da Renault é oferecer o carro elétrico mais barato do Brasil (entre R$ 120 mil e R$ 130 mil a preços de hoje).

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