PUBLICIDADE

Por R$ 28 mil, Up! básico compete com rivais mais completos

Novidade da Volkswagen tem na segurança e no motor os pontos fortes, mas perde em equipamentos de série

12 abr 2014 - 09h00
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen take up!
Volkswagen take up!
Foto: Divulgação

O Volkswagen up!, lançado em fevereiro deste ano, chegou ao mercado nacional para ser o novo modelo de entrada da marca alemã. O compacto está disponível em seis versões (take, move, high, white, red e black) e parte de R$ 28.990.

Concorrente de modelos como Palio Fire, Chevrolet Celta, Fiat Novo Uno, Nissan March, Renault Clio e Ford Ka, a versão básica do veículo da Volks tem um potente motor para a categoria – de 82 cavalos ante 75 cavalos de Fiat Palio e Novo Uno –, mas deixa a desejar nos itens de série.

O Terra testou a configuração de entrada do novo popular, que ainda chama atenção nas ruas, mesmo com cerca de dois meses nas concessionárias. O trabalho do motor 1.0 litro de três cilindros junto ao câmbio manual é agradável e potente, embora apresente bastante vibração em marchas lentas, principalmente na partida.

O baixo consumo de combustível é o grande destaque do modelo. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o up! é capaz de rodar, em média, 14,3 quilômetros com um litro de gasolina em estradas. O modelo testado pelo Terra teve desempenho melhor que o anunciado pelo órgão, percorrendo aproximadamente 20 quilômetros com um litro de gasolina. Apesar de não ser equipado com conta-giros, o carro traz um indicador de mudança de marcha que auxilia na economia de combustível.

A velocidade máxima e a aceleração estão acima de veículos como Palio Fire, Fiat Novo Uno e Chevrolet Celta. Na estrada, o carro não faz feio e mostra boa dinâmica, além de pouco ruído. Na cidade, o veículo da Volks mostra um excelente desempenho, principalmente em ladeiras, com destaque para o câmbio com engates curtos e precisos.

Contudo, a pequena quantidade de itens de série deixa a desejar com relação aos concorrentes. Por R$ 28.990, o consumidor leva um up! praticamente "pelado", sendo os freios ABS com EBD, banco de motorista com ajuste de altura, limpador e desembaçador traseiro os diferenciais – o sistema testado pelo Terra possuía travas e vidros elétricos, ar quente e sistema de áudio, elevando o preço do veículo para R$ 32.180.

Já o Fiat Palio Fire Economy 1.0 Flex, com preço de R$ 24.490, vem equipado com alertas de limite de velocidade, computador de bordo e desembaçador de vidro traseiro. Com R$ 28.584, o consumidor adiciona ao Palio direção hidráulica (R$ 1.149), ar-condicionado (R$ 2.454) e sistema de som (R$ 491).

Outro concorrente, o Fiat Novo Uno Vivace 1.0 Evo Flex, com preço sugerido de R$ 25.620, vem equipado com alerta de manutenção programada, banco do motorista com memória de regulagem de altura e ABS com EBD. Com mais R$ 3.223, o consumidor inclui no carro um pacote com desembaçador de vidro traseiro, direção hidráulica, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros com subida e descida automática para o motorista, elevando o preço do total do carro para R$ 28.843.

O porta-malas é um pouco menor que o dos concorrentes Fiat Palio e Novo Uno - 285 litros contra 290 litros -, mas é maior que Chevrolet Celta (260 litros), Renault Clio (255 litros) e Ford Ka (263 litros).

Com relação aos concorrentes, o take up! é um carro moderno, econômico e tem bom desempenho, chegando a ser até mais “divertido” no volante, mas deixa a desejar quanto a itens de série e ao preço, sendo cerca de R$ 4 mil mais caro que os rivais diretos no segmento.

Confira os dados do up! e seus concorrentes:

Volkswagen up! Take up

Preço:

R$ 28.990,00

Motor: 1.0 l

Potência: 75 cv (gasolina) | 82 cv (etanol)

Porta-malas: 285 l

Velocidade máxima: 165 km/h

Equipamentos de série: freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de partida a frio sem tanquinho, alerta de frenagem de emergência, dois airbags (passageiro e motorista), alerta sonoro de faróis acesos, alerta de não utilização do cinto de segurança, limpador e desembaçador traseiro, tampa do porta-malas com abertura elétrica

Ford Ka 1.0 Flex

Preço: R$ 24.200,00

Motor: 1.0 l

Potência: 72,7 cv

Porta-malas: 263 l

Velocidade máxima: 162 km/h

Equipamentos de série: alerta de manutenção programada, chave única para ignição e abastecimento, conta-giros (tacômetro), lentes translúcidas escurecidas nas lanternas traseiras, luzes e faróis automaticamente desativados ao desligar o veículo, máscara negra nos faróis dianteiros, para-choques pintados na cor do veículo

Fiat Palio Fire Economy 1.0 Flex

Preço:

R$ 24.490,00

Motor: 1.0 l

Potência: 75 cv

Porta-malas: 290 l

Velocidade máxima: 157 km/h

Equipamentos de série: alertas de limite de velocidade, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro temporizado, calotas integrais, faróis biparábola, air bag duplo e freio ABS de série

Fiat Novo Uno Vivace 1.0 Evo Flex

Preço:

R$ 25.490,00

Motor: 1.0 l 8V

Potência: 75 cv

Porta-malas: 290 l

Velocidade máxima: 153 km/h

Equipamentos de série: alerta de manutenção programada, apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com 2 posições para o encosto, bancos dianteiros com dispositivo Easy Entry e memória lado motorista e passageiro, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas, HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD

Chevrolet Celta 1.0 LS

Preço:

R$ 26.690

Motor: 1.0 l

Potência: 78 cv

Porta-malas: 260 l

Velocidade máxima: 156 km/h

Equipamentos de série: grade do radiador com aro cromado, vidros verdes, instrumento do painel com conta-giros, alarme sonoro de fárois ligados, parachoque pintado na cor do veículo, sombreira do passageiro com espelho integrado, alça de teto do lado do passageiro, porta-objetos com porta-copos entre os bancos dianteiros do veículo

<a data-cke-saved-href="http://economia.terra.com.br/carros-motos/guia-carros-0km/" href="http://economia.terra.com.br/carros-motos/guia-carros-0km/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade