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Novo Mercedes Sprinter tem assistente de frenagem

Utilitário da Mercedes-Benz traz detector de fadiga como equipamento exclusivo da categoria e outros itens de segurança

30 set 2019
16h48
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A nova linha Mercedes-Benz Sprinter foi apresentada em Curitiba com design remodelado, novos equipamentos de tecnologia e segurança, além de novidades mecânicas e de conforto. São três opções de carroceria: Van de Passageiro, Furgão ou Chassi, com as nomenclaturas 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI. As configurações 314 CDI têm potência/torque de 143 cv/330 Nm, enquanto os modelos 416 CDI e 516 CDI têm 163 cv/357 Nm. A transmissão é a ZF 6S 480 de seis marchas, com indicador de trocas de marcha e trambulação interna. A versão 416 CDI possui peso bruto total de 4.100 kg, com aumento de 220 kg na capacidade de carga em relação ao atual (415 CDI).

O utilitário da Mercedes-Benz ficou com a frente mais robusta.
O utilitário da Mercedes-Benz ficou com a frente mais robusta.
Foto: Divulgação

Um dos principais destaques do novo Sprinter é a evolução nos equipamentos de segurança, que inclui assistente ativo de frenagem (ABA) e detector de fadiga (Attention Assist) para todas as versões, além de controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampa. Inédito no segmento, o ABA permite a detecção de pedestres e veículos a frente, estáticos ou em movimento. O sistema evita a colisão em velocidades entre 7km/h e 60 km/h, através de um sensor posicionado na dianteira do veículo.

Há também os exclusivos controle de carga adaptativo (LAC), que detecta a mudança do centro de gravidade e antecipa o funcionamento do ESP, controle de rolagem (ROM), que identifica a tendência de capotamento em manobras de baixa velocidade, além do sistema de intervenção de movimento de rolagem (RMI), que reconhece a possibilidade de capotamento durante movimentos evasivos em altas velocidades. Outra novidade é o assistente de vento lateral, que equilibra o movimento da carroceria pelo acionamento unilateral dos freios, mantendo o veículo na trajetória em velocidades de aproximadamente 80 km/h.

O interior ficou mais conectado para os usuários.
O interior ficou mais conectado para os usuários.
Foto: Divulgação

O novo Sprinter também está mais conectado. Um dos objetivos da Mercedes-Benz foi desenvolver um veículo com cockpit semelhante a de um automóvel, com melhorias na ergonomia e na comodidade a bordo. As centrais de luz são de LED e o tacógrafo foi reposicionado para a parte superior do teto, para deixar o visual do painel mais harmônico. As versões mais caras ganharam novo sistema multimídia touchscreen MBUX, com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz e câmera de ré. Nos modelos com o MBUX, o volante é multifuncional, com controles do computador de bordo à esquerda e de áudio e Bluetooth à direita. 

Nas configurações de entrada, o sistema de áudio é mais simples, com funções básicas de Bluetooth e reprodução de mídia (através de uma entrada USB tipo C no console central). Nos modelos com o MBUX há uma entrada USB tipo C adicional no porta-objetos acima do painel, voltada para as funções de espelhamento de smartphones. No caso Sprinter Van de Passageiros, o itens de comodidade também se estendem aos ocupantes traseiros, com uma entrada USB tipo C em cada fileira de bancos. 

O visual da nova linha Sprinter ficou mais robusto com faróis menores e em posição mais alta, em linha com a nova identidade global de design da marca alemã. O novo conjunto óptico dianteiro possui DRL (luz diurna) para todos os modelos e versões. A traseira tem novas lanternas, com assinatura luminosa mais moderna e eficiente.

Em termos de conforto, o novo Sprinter traz como itens de série em todas as versões, sistema de partida por botão e direção elétrica progressiva (inédito na categoria), com ajustes mais precisos e menor diâmetro de giro em comparação com a de assistência hidráulica. O sistema de ar-condicionado ficou mais potente com distribuição de 23.885 BTUS na dianteira e 37.534 BTUs na traseira, o que equivale a um aumento de 9.000 BTUS em relação ao modelo atual. A chave tem visual similar ao de carros de passeio e possui comandos de abertura e fechamento das portas. 

Importada da Argentina, o novo Sprinter deverá chegar às concessionárias autorizadas brasileiras somente em 2020. Os preços serão revelados durante a estreia pública na Fenatran, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 14 e 18 de outubro.

 

Guia do Carro
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