PUBLICIDADE

Novo Fiat 500 elétrico estreia no Brasil por R$ 239.990

Fiat 500e coloca a marca líder de mercado na guerra dos veículos totalmente elétricos. Conheça o “Cinquecento” elétrico

3 ago 2021 - 15h48
(atualizado em 4/8/2021 às 09h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Ferrari? Não. O carro italiano mais icônico é o pequeno Fiat 500. Agora fabricado também com propulsão elétrica, o novo 500e – ou “Cinquecento” elétrico, como dizem os italianos – estreia no mercado brasileiro. Trata-se de um movimento importante, pois a Fiat é líder de mercado e começa a participar de um jogo que, por enquanto, é dominado por marcas de luxo, como Porsche, Audi e BMW.

Assim como o pequeno hatch italiano da primeira geração e o carro da segunda geração (que foi importado para o Brasil), o novo Fiat 500e tem um design apaixonante. Mas, apesar das coincidências visuais, o carro mudou bastante. Ele está maior e mais largo. Além disso, também traz o que há de mais moderno em conectividade.

Fiat 500e: painel digital e supertela.
Fiat 500e: painel digital e supertela.
Foto: Fiat / Stellantis

A maior diferença, claro, é o motor elétrico. Até a plataforma é nova. A distância entre-eixos foi aumentada em 2,2 cm para abrigar a bateria elétrica de 42 kWh, que permite ao novo Fiat 500e rodar 320 km com uma carga. Mas, segundo a Fiat, se o motorista conduzi-lo de forma bem econômica, é possível obter um alcance de 460 km. Isso equivale a 62 km/l de gasolina. Comparado com o custo que o cliente gastaria para encher o tanque do Fiat 500 a gasolina, o custo da energia do Fiat 500e cai de R$ 300 para R$ 35.

Segundo a Fiat, a maioria das pessoas que fazem parte do perfil do Fiat 500e roda no máximo 50 km por dia. O carro vem equipado com um motor elétrico de 118 cv (87 kW) de potência e 220 Nm de torque. O novo “Cinquecento” elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e consegue retomar a velocidade de 60 a 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima é limitada em 150 km/h.

Fiat 500e: pré-venda por R$ 239.990.
Fiat 500e: pré-venda por R$ 239.990.
Foto: Fiat / Stellantis

O carro é fabricado na Itália. A única versão disponível no Brasil é a Icon, com quatro opções de cores. O carro começa a ser oferecido em pré-venda em 10 concessionárias de nove cidades por R$ 239.990: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).

Não é um preço barato. Mas, segundo a Fiat, o novo 500e traz um histórico de 40 mil unidades vendidas no país. O potencial de vendas do novo 500e, portanto, é enorme. O carro é muito bem equipado em termos de segurança e conectividade. A multimídia é a nova Uconnect de 10,25”, com conexão Android e Apple sem cabo. Um dos itens oferecidos é o Wi-Fi a bordo.

Fiat 500e: design aprimorado.
Fiat 500e: design aprimorado.
Foto: Fiat / Stellantis

Segundo a Fiat, os clientes poderão carregar o novo 500e em carregadores bivolt de 110 ou 220V. Mas a Fiat também vai oferecer a opção de um WallBox para ser instalado no local escolhido pelo comprador. O carregamento de 7,3 kW leva 8 horas; o de 11 kW leva 4 horas.  O carregamento ultrarrápido de 80 kW é feito em 35 minutos (80% da bateria), Também é possível carregar o Fiat 500e numa das 250 ecovagas disponíveis em 23 cidades brasileiras – em uma hora dá para carregar o suficiente para 50 km  de autonomia.

Fiat 500e: sobrancelha nos faróis.
Fiat 500e: sobrancelha nos faróis.
Foto: Fiat / Stellantis

O novo Fiat 500 elétrico tem faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô com aspecto de “sobrancelhas”. A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler. As rodas são de 16”.

Fiat 500e: faróis full led.
Fiat 500e: faróis full led.
Foto: Fiat / Stellantis

O carro cresceu 6,1 cm no comprimento, 2,2 cm entre os eixos, 5,7 cm na largura e 2,9 cm na altura. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado. O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não tirou capacidade do porta-malas (185 litros).

Com concepção de última geração, a multimídia tem uma tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um painel digital TFT de 7”. Um novo console central oferece 5,7 litros de capacidade, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente.

Fiat 500e: alcance de 320 km.
Fiat 500e: alcance de 320 km.
Foto: Fiat / Stellantis

Mais de 90% dos componentes do Fiat 500e, incluindo a plataforma Mini BEV, são exclusivos. A posição da bateria no assoalho ajudou na distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, além de baixar o centro de gravidade do veículo.

O carro tem três modos de condução: Normal, Range e Sherpa (máximo de 80 km/h), que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução. O 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 m para carregamento doméstico. O carro foi apresentado na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, onde foi realizado o famoso último baile do Império.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade