PUBLICIDADE

Mini JCW Clubman e Countryman, os novos brinquedos

Mesmo em suas versões maiores e mais pesadas, o Mini John Cooper Works é diversão garantida numa boa estrada

11 nov 2019 - 18h43
(atualizado às 19h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Os novos Mini Clubman e Countryman com motor John Cooper Works.
Os novos Mini Clubman e Countryman com motor John Cooper Works.
Foto: Divulgação

A Mini acaba de lançar dois modelos JCW, ou seja, John Cooper Works. Os novos Clubman e Countryman. Mas você sabe que foi John Cooper? Antes de falar das proezas desse engenheiro inglês, convém explicar quem foi Alec Issigonis. Também engenheiro e também inglês, Sir Issigonis projetou o tão conhecido Mini, que foi apresentado ao mundo em 1959 com o nome de Austin Seven e Morris Mini Minor, duas marcas de automóveis populares da Inglaterra. Outras marcas, posteriormente, produziram o modelo, como a italiana Innocenti.

Super compacto, o carrinho com o inédito motor dianteiro transversal logo mostrou que era ágil e veloz, instigando John Cooper, que juntamente com seu pai, Charles Cooper, já havia obtido muito êxito na Fórmula 1, a preparar o modelo para corridas, em especial ralis de montanhas. O sucesso foi tanto que até hoje o nome Mini Cooper é a maneira mais comum de se referir a todas as formas que o veículo já teve.

O Mini em sua forma original foi produzido até o ano 2000, quando a empresa britânica foi adquirida pelo grupo alemão BMW. Foi quando surgiu um novo Mini, maior e mais potente, guardando, porém, o visual do carrinho original.

O Clubman lembra uma perua esportiva e custa R$ 219.990.
O Clubman lembra uma perua esportiva e custa R$ 219.990.
Foto: Divulgação

Logo em seguida, Michael Cooper, filho de John, fundou, na Inglaterra, a John Cooper Works, que se juntou à BMW para desenvolver Minis com muito mais desempenho. Podemos fazer uma analogia da John Cooper Works, para a Mini, da mesma forma que a Motorsport está para a BMW, a AMG para a Mercedes-Benz ou a RS para a Audi.

Apesar de bem resumida, essa história ajuda a entender o que são os dois novos Mini que acabam de serem lançados no Brasil. O Mini John Cooper Works Clubman All4 e o Mini John Cooper Works Countryman ALL4 receberam o motor mais potente já aplicado na linha, o B48 2.0 Twin Power Turbo de quatro cilindros turbo, o mesmo utilizado na Série 3 da BMW, com potência de 306 cv e torque de 450 Nm. Imagine só o desempenho dos carrinhos como esse motorzão.

O novo Mini Countryman JCW sai por R$ 239.990.
O novo Mini Countryman JCW sai por R$ 239.990.
Foto: Divulgação

Bem, esses Mini não são assim tão pequenos, já que são maiores e mais pesados que a linha hatch – 3 portas, 5 portas e Cabrio – com 175 mm a mais de entre-eixos e tração integral All4, mas oferecem praticamente o mesmo feeling de competição dos pequenos. Como se diz comumente por aí, a sensação ao pilotar um Mini é muito parecida com a de um kart.

O Mini John Cooper Works Countryman All4 é considerado pelo fabricante como um crossover, com leve aptidão para uma fugida do asfalto, e para isso ele conta com suspensão 10 mm mais alta e com amortecedores eletronicamente ajustáveis, que enrijecem quando o modo Sport é selecionado (há também os modos Green, para economia de combustível, e Mid, intermediário). Já o Mini John Cooper Works Clubman não é chamado pelo fabricante de crossover, mas tecnicamente eles são quase idênticos. O quase fica por conta dos amortecedores convencionais, não ajustáveis, e pela altura do solo 10 mm menor.

Visualmente, no entanto, os dois novos JCW são bem diferentes. Enquanto que o Countryman é mais conservador, com grade frontal menor e tampa traseira abrindo para cima, o Clubman é mais esportivo, com uma enorme grade frontal, incorporando o para-choque, e com as duas portas traseiras abrindo horizontalmente, como em uma geladeira duplex. É o fino da elegância.

O Mini Clubman é menor, mede 4.266 metros.
O Mini Clubman é menor, mede 4.266 metros.
Foto: Divulgação

Com uma descendência assim tão esportiva, os dois novos Mini JCW foram experimentados em um circuito, a Fazenda Capuava, no interior paulista. Os 306 cv e os 450 Nm são decisivos para o notável desempenho dos Mini, praticamente nos fazendo esquecer que estamos pilotando veículos de porte mais avantajado. O câmbio automático de oito marchas é extremamente esportivo, mesmo deixando ele trocar de marchas sozinho, e tem sistema de arrancada Launch Control que otimiza a largada em sua melhor marca. Uma curiosidade: para evitar que alguém fique o dia inteiro fazendo arrancadas com o sistema, ele está definido para apenas 99 largadas. Para mais, o veículo deve ser levado a uma oficina autorizada para revisão geral e troca de componentes.

Para o reconhecimento das qualidades dinâmicas dos novos Mini JCW, foram disponibilizados também os modelos menores da marca, sempre com preparação JCW. Além do Countryman e do Clubman, fazem parte da família o hatch de duas portas e o Cabrio.

Para estes dois Mini, foi mantido o motor de 231 cv e 320 Nm, cuja diferença está na turbina maior, com quase o dobro de pressão na injeção, pistões forjados e escape de 91 mm. Na pista, no entanto, os 300 kg a menos de peso, em média, e os 175 mm a menos no entre-eixos, compensam a esportividade. O Mini JCW hatch ainda é mais divertido na pista.

O Countryman é a versão "SUV" do Mini, mas anda muito.
O Countryman é a versão "SUV" do Mini, mas anda muito.
Foto: Divulgação

Da longa lista de carrocerias que os Mini já tiveram disponíveis, incluindo as extintas Cupê e Roadster, restam a hatch de duas e quatro portas, e Cabrio, a Clubman e a Countryman. Só por curiosidade, estas duas últimas não são criações da segunda vida do carrinho, uma vez que o primeiro Countryman surgiu em 1960 e o Clubman em 1969. Incluindo as versões que não são JCW, a família Mini atual conta com 14 versões, contando com o Mini Cooper SE Countryman híbrido. O Mini John Cooper Works Clubman custa R$ 219.990 e o Countryman custa R$ 239.990.

O que é novo

  • Bancos esportivos de couro camurça.
  • Som Hi-Fi Harman/Kardon com 12 alto falantes.

O que nós gostamos

  • Porta traseira do Clubman.
  • Amortecedores eletronicamente ajustáveis do Countryman.
  • Head Up display.
  • Ambos têm tração integral.

O que pode melhorar

  • Tem apenas Apple Car Play, apesar de permitir compatibilidade com Android Auto.

 

OS NÚMEROS DOS MINI JCW

Item

Mini JCW

Clubman

Mini JCW

Countryman

Preço R$ 219.990 R$ 239.990
Motor 2.0 biturbo 2.0 biturbo
Potência

306 cv

a 5.600 rpm

306 cv

a 5.600 rpm

Torque

450 Nm

a 1.750 rpm

450 Nm

a 1.750 rpm

Câmbio 8 marchas AT 8 marchas AT
Comprimento 4,266 m 4,299 m
Largura 1,800 m 1,822 m
Altura 1,441 m 1,557 m
Entre-eixos 2,670 m 2,670 m
Peso 1.550 kg 1.600 kg
Pneus 225/40 R18 225/45 R19
Porta-malas 360 litros 450 litros
Tanque 48 litros 51 litros
0-100 km/h 4s9 5s1

Velocidade

máxima

250 km/h 250 km/h

Consumo

cidade

n/d 11,6 km/l

Consumo

estrada

n/d 14,9 km/l
Emissão de CO2 n/d 161 g/km
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade