PUBLICIDADE

Veja dicas de como limpar os vidros do seu carro

5 abr 2013 - 16h08
(atualizado às 16h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Manter limpos os vidros do automóvel não é somente questão de estética e de higiene, é uma também uma medida de segurança, já que sujos e embaçados podem atrapalhar muito a visibilidade. Como quase tudo relacionado à limpeza em carros, a tarefa pode ser doméstica ou feita por empresa especializada, no caso uma lavagem de carro.

A limpeza do vidro com borrifador facilita a aplicação
A limpeza do vidro com borrifador facilita a aplicação
Foto: Getty Images

Para limpar na própria garagem valem dicas caseiras, como usar água em abundância, água com detergente de cozinha e água misturada a vinagre. A solução com vinagre retira manchas e sujeira e também desengordura, assim como o detergente de cozinha. Em qualquer um dos casos, recomenda-se o uso de panos macios e úmidos para não arranhar o vidro.

Ainda na série de soluções domésticas está a água com gás. As bolhas ajudam na remoção de manchas e aceleram o processo de limpeza. O álcool líquido ou gel também é indicado para deixar os vidros brilhando. O único detalhe é que esse produto não pode ser usado em vidros com películas porque pode provocar a corrosão e embaçar. Em carros com película, a orientação é somente água e toalha de papel.

Para quem não gosta de soluções caseiras, há dezenas de produtos no mercado. A 3M, por exemplo, tem uma linha completa, que inclui detergente, esponja e diferentes tipos de limpa vidro. Há variações porque possuem formulação específica para remover sujeiras difíceis e oleosidade, tanto na parte externa quanto na parte interna dos vidros, explica o gerente de Produto da empresa, Denis Barba.

“Todas as vezes que lavar o veículo, enxágue também os vidros. Recomenda-se limpar sempre que os vidros parecerem sujos ou que prejudiquem a visão ao dirigir em situações de sol nascente ou ponte”, ensina Barba, quem sugere ainda secar com pano macio para que não apareçam manchas d’água.

Especialistas no assunto dizem que o processo de limpeza dos vidros se divide em externo e interno. Externamente o foco é na impermeabilização, a água da chuva tem que deslizar, não pode ficar empoçada. Já no uso interno, o poder é desengordurante, por causa do suor, da própria química do tecido e do quente e frio do ar-condicionado.

No mercado há produtos disponíveis que previnem o embaçamento interno. Especialistas recomendam, entretanto, que a limpeza nesses casos deve ser semanal, porque o uso contínuo cria uma película protetora que evita que o vidro sue, mas ao mesmo tempo forma uma camada de gordura.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade