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Pneus dianteiros não podem ser diferentes dos traseiros

2 set 2013 - 07h13
(atualizado às 07h13)
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Se você pretende colocar somente dois pneus novos no carro, tenha claro duas regras fundamentais. Primeira: sempre coloque o par novo atrás e passe os traseiros para frente, se for o caso. Segunda: compre sempre da mesma medida dos dois que ficarão. Carros não podem rodar com pneus de tamanhos diferentes, salvo em algumas exceções.

As dimensões dos pneus devem seguir as recomendações da montadora. Em quase todos os modelos as fábricas permitem uma variação de tamanho, tanto no diâmetro do aro quanto na espessura. Porém, mesmo quando for permitido colocar aro 15 em carro que saiu de fábrica com aro 14, por exemplo, é preciso fazer a troca das quatro peças ao mesmo tempo.

“Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

A diferença de tamanho de um eixo para o outro pode comprometer a estabilidade do carro nas curvas e nas freadas e ainda irá acelerar o desgaste das peças da suspensão, além de abreviar a vida útil dos próprios pneus.

Rodizio

Colocar pneus de medida diferente na dianteira e na traseira também trará complicações na hora de fazer o rodízio. Todas as montadoras e as fabricantes recomendam passar as rodas de trás para frente a cada 10 mil quilômetros para que o desgaste seja uniforme.

Os pneus dianteiros gastam mais rápido do que os traseiros. Os motivos são: a tração na frente (na maior parte dos carros), o movimento das rodas nas curvas e o peso maior na dianteira devido ao motor.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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