PUBLICIDADE

Lotus JPS de Fittipaldi e Senna inspira novo Radford 62-2

Com apenas 12 unidades, Radford Type 62-2 terá série moderna da pintura preta e dourada dos F1 de Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna

13 set 2021 - 10h23
Compartilhar
Exibir comentários
Radford Type62-2 John Player Special.
Radford Type62-2 John Player Special.
Foto: Radford / Divulgação

O Radford Type 62-2 JPS acaba de ser revelado na Inglaterra. Trata-se de uma versão ainda mais exclusiva do carro esportivo. Ele será apresentado ao público no Goodwood Revival deste ano, entre 17 e 19 de setembro, e terá apenas 12 unidades produzidas (número do Lotus de Ayrton Senna nas temporadas 1985 e 1986.)

As primeira entregas serão feitas em 2022. O Radford Type 62-2 John Player Special usa uma versão modernizada da icônica pintura preta e dourada que apareceu de maneira mais famosa no Lotus 72D, no campeonato de Fórmula 1 de 1972. Com esta pintura, Emerson Fittipaldi ganhou cinco corridas em 1972 e se tornou campeão mundial.

Radford Type62-2 John Player Special.
Radford Type62-2 John Player Special.
Foto: Radford / Divulgação

A mesma pintura voltou a apareceu nos carros de Fórmula 1 da Lotus até 1986 e foi usada pela última vez no modelo 98T, pilotado por Ayrton Senna. Além da pintura, o Radford Type 62-2 JPS tem mais potência no motor 3.5 V6.

Pistões atualizados, bielas mais fortes, eixos de comando mais agressivos e um superalimentador maior aumentam o desempenho para 608 cv, muito acima dos 436 cv no modelo básico. A caixa de câmbio manual do carro padrão também foi trocada por uma automática de dupla embreagem de 7 marchas.

Radford Type62-2 John Player Special.
Radford Type62-2 John Player Special.
Foto: Radford / Divulgação

A Radford também tirou o excesso de peso do carro, montou rodas de carbono mais leves e adotou freios de cerâmica de carbono atualizados. Segundo a empresa, o JPS está "mais perto de um carro de corrida do que de um carro de estrada".

O carro também traz ajustes aerodinâmicos para ficar grudado na pista. Na frente há um divisor mais profundo, que é equilibrado por um difusor mais agressivo na parte traseira. As entradas laterais também são maiores, para ajudar a resfriar o motor mais potente.

Radford Type62-2 John Player Special.
Radford Type62-2 John Player Special.
Foto: Radford / Divulgação

“O John Player Special é o Type 62-2 mais radical que o dinheiro pode comprar”, disse Jenson Button, campeão mundial de F1 em  2009 e um dos três principais investidores da Radford. “É baixo, elegante e potente e tem uma das pinturas de corrida mais icônicas já criadas.”

Segundo Button, os Lotus JPS de Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna eram tão marcantes que criaram nele a vontade de ser piloto de corridas. Deu certo, com o título mundial de 2008 pela Brawn. Agora, Button quer lucrar novamente, mas vendendo o Radford 62-2 com a icônica pintura John Player Special. O preço do carro ainda não foi revelado.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade