0

Ka Hatch desvalorizou 13,5% antes do anúncio da Ford

Ford Ka teve maior desvalorização entre os mais vendidos antes do fim da produção. Como será agora que o fabricante desistiu do modelo?

27 jan 2021
19h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Ford Ka: perdeu 13,5% do valor em um ano, antes do anúncio do fim da produção no Brasil.
Ford Ka: perdeu 13,5% do valor em um ano, antes do anúncio do fim da produção no Brasil.
Foto: Ford / Divulgação

O Ford Ka Hatch teve a maior desvalorização entre os 10 carros mais vendidos do Brasil no ano passado: -13,5%. A informação foi dada nesta quarta-feira ( 27) pelo site KBB Brasil, especializado em precificação de carros. A perda de valor do Ka Hatch aconteceu antes de a Ford anunciar que deixaria de fabricar veículos no Brasil.

Para elaborar a lista dos carros mais desvalorizados, o KBB calculou uma média aritmética por modelo, considerando apenas as versões com ano modelo 2020, entre janeiro e dezembro do ano passado. Portanto, comparou-se o Preço zero km KBB de janeiro de 2020 com o Preço de Revendedor KBB de dezembro de 2020, que é a referência para saber por quanto os lojistas estão revendendo os carros em suas lojas.  

O Chevrolet Onix aparece como único veículo desta lista que obteve uma valorização entre seu preço zero km de janeiro e seu respectivo valor de usado em dezembro. Segundo o KBB, as razões para o fenômeno têm a ver com o contexto atípico de aumento de preços de carros zero km em 2020, o que acabou provocando o “efeito elástico” nos valores praticados no mercado de usados. Isso valorizou alguns modelos ao longo do ano passado.

DESVALORIZAÇÃO EM UM ANO
P. CARRO VARIAÇÃO
1 Chevrolet Onix  +1,84%
2 Volkswagen T-Cross  -0,61% 
3 Fiat Argo -2,85% 
4 Renault Kwid  -4,57% 
5 Chevrolet Onix Plus -4,92%
6 Jeep Renegade -6,31%
7 Hyundai HB20 -8,85% 
8 Volkswagen Gol -8,85% 
9 Jeep Compass -11,59% 
10 Ford Ka -13,51%

A grande dúvida que fica agora, especialmente para os proprietários do Ka Hatch, é como será o comportamento do carro em 2021, depois que a Ford decidiu fechar todas as suas fábricas no Brasil. O Ford Ka é um bom carro, em alguns aspectos superior aos seus concorrentes, mas o efeito psicológico também pode desvalorizar o carro, pois muitos consumidores temem falta de peças e maiores custos de manutenção. Segundo a Ford Brasil, os carros continuarão tendo toda assistência e garantia, bem como fornecimento de peças.

Veja também:

Mercedes GLB 200, um SUV de 7 lugares com motor 1.3
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade