Ka Hatch desvalorizou 13,5% antes do anúncio da Ford
Ford Ka teve maior desvalorização entre os mais vendidos antes do fim da produção. Como será agora que o fabricante desistiu do modelo?
O Ford Ka Hatch teve a maior desvalorização entre os 10 carros mais vendidos do Brasil no ano passado: -13,5%. A informação foi dada nesta quarta-feira ( 27) pelo site KBB Brasil, especializado em precificação de carros. A perda de valor do Ka Hatch aconteceu antes de a Ford anunciar que deixaria de fabricar veículos no Brasil.
Para elaborar a lista dos carros mais desvalorizados, o KBB calculou uma média aritmética por modelo, considerando apenas as versões com ano modelo 2020, entre janeiro e dezembro do ano passado. Portanto, comparou-se o Preço zero km KBB de janeiro de 2020 com o Preço de Revendedor KBB de dezembro de 2020, que é a referência para saber por quanto os lojistas estão revendendo os carros em suas lojas.
O Chevrolet Onix aparece como único veículo desta lista que obteve uma valorização entre seu preço zero km de janeiro e seu respectivo valor de usado em dezembro. Segundo o KBB, as razões para o fenômeno têm a ver com o contexto atípico de aumento de preços de carros zero km em 2020, o que acabou provocando o “efeito elástico” nos valores praticados no mercado de usados. Isso valorizou alguns modelos ao longo do ano passado.
P. | CARRO | VARIAÇÃO |
1 | Chevrolet Onix | +1,84% |
2 | Volkswagen T-Cross | -0,61% |
3 | Fiat Argo | -2,85% |
4 | Renault Kwid | -4,57% |
5 | Chevrolet Onix Plus | -4,92% |
6 | Jeep Renegade | -6,31% |
7 | Hyundai HB20 | -8,85% |
8 | Volkswagen Gol | -8,85% |
9 | Jeep Compass | -11,59% |
10 | Ford Ka | -13,51% |
A grande dúvida que fica agora, especialmente para os proprietários do Ka Hatch, é como será o comportamento do carro em 2021, depois que a Ford decidiu fechar todas as suas fábricas no Brasil. O Ford Ka é um bom carro, em alguns aspectos superior aos seus concorrentes, mas o efeito psicológico também pode desvalorizar o carro, pois muitos consumidores temem falta de peças e maiores custos de manutenção. Segundo a Ford Brasil, os carros continuarão tendo toda assistência e garantia, bem como fornecimento de peças.