PUBLICIDADE

Hyundai revela Santa Cruz, primeira picape de sua história

Hyundai Santa Cruz pode ser uma rival para a Fiat Toro; veja as possibilidades da picape coreana, que poderia interessar à Caoa Montadora

15 abr 2021 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários
Hyundai Santa Cruz adota a nova identidade visual da marca e traz luzes de led integradas à grade dianteira.
Hyundai Santa Cruz adota a nova identidade visual da marca e traz luzes de led integradas à grade dianteira.
Foto: Hyundai

Esta é a nova Hyundai Santa Cruz. Em evento realizado de forma virtual nesta quinta (15), a montadora sul-coreana revelou a primeira picape da história da marca. Derivado do Hyundai Tucson, o modelo aposta em uma carroceria monobloco e será concorrente da futura Ford Maverick e da Honda Ridgeline no disputado segmento de picapes nos EUA.

Por fora, o visual da nova Hyundai Santa Cruz é bem ousado. Na dianteira, a picape adota a nova identidade visual da marca sul-coreana, e traz luzes de led integradas à grade dianteira, de forma bem semelhante aos aplicados na nova geração do SUV Tucson, modelo com o qual a picape compartilha plataforma. Além disso, a Santa Cruz também conta com dois faróis principais na parte inferior, em blocos de formato retangular.

Nova picape da Hyundai traz lanternas de led em formato “T” e nome Santa Cruz em baixo relevo na tampa da caçamba.
Nova picape da Hyundai traz lanternas de led em formato “T” e nome Santa Cruz em baixo relevo na tampa da caçamba.
Foto: Hyundai

Na lateral, a Santa Cruz conta com linhas rebuscadas, com destaque para os vincos marcantes na região das portas, que são bem semelhantes aos do SUV Tucson. Por se tratar de uma picape monobloco, a carroceria é única, sem aquela divisão entre cabine e caçamba, como na Ford Ranger e Chevrolet S10, por exemplo.

Nessa parte, a Hyundai Santa Cruz se parece bastante com a Fiat Toro, que também é monobloco. A linha de cintura do modelo sul-coreano é ascendente, e o formato dos vidros se parece um pouco com a picape nacional da Fiat. As duas, aliás, poderiam ser fortes concorrentes. Medindo 4,97 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura, a nova Hyundai Santa Cruz oferece medidas bem próximas da Fiat Toro, que é um pouco menor em comprimento e largura, mas ganha em altura.

Bancos traseiros da Hyundai Santa Cruz oferecem compartimento para objetos abaixo do assento.
Bancos traseiros da Hyundai Santa Cruz oferecem compartimento para objetos abaixo do assento.
Foto: Hyundai

Na parte de trás, a Hyundai Santa Cruz conta com lanternas de led em formato de “T”, que invadem a tampa da caçamba. Esta, aliás, traz o nome do modelo em baixo relevo impresso na lataria. Por enquanto, a capacidade de carga ainda não foi revelada, mas a Hyundai adiantou que a Santa Cruz terá uma solução interessante. Abaixo do assoalho da caçamba, a picape conta com uma espécie de fundo falso, que oferece um compartimento isolado para bagagens.

Nova Hyundai Santa Cruz oferece solução interessante de bagageiro sob o assoalho da caçamba.
Nova Hyundai Santa Cruz oferece solução interessante de bagageiro sob o assoalho da caçamba.
Foto: Hyundai

Por dentro, a Hyundai Santa Cruz traz um visual mais convencional do que o exterior. O interior da picape conta com uma central multimídia de 10'' com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto em fio. Como opcional, o modelo oferece um painel de instrumentos digital -- também de 10’’ -- e um sistema de som assinado pela marca premium Bose. Por fim, há também um compartimento para objetos sob os assentos traseiros, o que pode facilitar a acomodação de bolsas pequenas durante as viagens.

Por dentro, destaque fica para a central multimídia de 10’’ com funções Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Por dentro, destaque fica para a central multimídia de 10’’ com funções Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Foto: Hyundai

Sempre com tração integral, a Santa Cruz terá duas opções de motorização nos EUA. A mais em conta será um motor 2.5 aspirado a gasolina, que terá cerca de 190 cv e 244 Nm de torque (números estimados pela própria Hyundai), sempre equipado com um câmbio automático de oito marchas. Além disso, a picape também terá a opção de um 2.5 turbo a gasolina, que oferecerá cerca de 279 cv e 420 Nm de torque, dessa vez associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas. 

Com reservas previstas para iniciar até o fim deste mês no mercado americano, a Hyundai Santa Cruz ainda não teve os preços divulgados. Na terra do Tio Sam, ela será concorrente da futura Ford Maverick, que promete esquentar bastante o já concorrido segmento de picapes nos EUA.

Assim como a Fiat Toro, nova Hyundai Santa Cruz também conta com carroceria monobloco.
Assim como a Fiat Toro, nova Hyundai Santa Cruz também conta com carroceria monobloco.
Foto: Hyundai

Já para o Brasil, a vinda do modelo ainda é bem incerta. Produzida na fábrica da Hyundai no Alabama (EUA), a nova Santa Cruz chegaria ao Brasil pagando 35% de imposto de importação, o que inviabilizaria a vida da picape no país. Para concorrer em pé de igualdade com a Fiat Toro, só se fosse produzida localmente. Há rumores de que a Santa Cruz poderá ser produzida pela Caoa Montadora em Anápolis (GO), onde é fabricado o Hyundai Tucson.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade