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Gordon Murray apresenta novo supercarro de R$ 9,9 milhões

Inédito GMA T.33, o supercarro atemporal criado por Gordon Murray, foi desenvolvido com a Cosworth e terá motor V12; veja 20 fotos

27 jan 2022 19h21
| atualizado em 28/1/2022 às 11h51
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GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

Gordon Murray surpreendeu o mundo automotivo mais uma vez ao apresentar na Inglaterra seu novo supercarro. Trata-se do inédito GMA T.33, um modelo atemporal, concebido para ser o V12 de dois lugares mais completo do planeta. O GMA T.33 terá apenas 100 unidades produzidas e custará no mínimo 1,37 milhão de libras (R$ 9,9 milhões). As entregas começam em janeiro de 2024.

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

O carro é uma verdadeira obra-prima. O motor V12 de 3,9 litros foi desenvolvido com a Cosworth, famosa empresa que dominou os motores da Fórmula 1 do final dos anos 60 até o início dos anos 80. Gordon Murray, inclusive, foi o projetista do famoso Brabham BT44, de Carlos Reutemann e José Carlos Pace, que usa o motor Ford-Cosworth V8.

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

O GMA T.33 será construída em uma arquitetura super leve de carbono e alumínio recém-desenvolvida. O carro vai pesar menos de 1.100 kg e o motor terá rotação máxima de 12.000 giros. Num momento em que a BMW anunciou recentemente o fim dos motores V12, a Gordon Murray Automotive e a Cosworth apresentam ao mundo o que deve ser o melhor motor V12 para carros de rua de todos os tempos.

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

É o segundo modelo recém-desenvolvido da GMA e se junta aos T.50 e T.50s Niki Lauda na linha. O T.33 de dois lugares com motor central foi concebido, projetado e projetado sem concessões para oferecer a melhor combinação de desempenho, conforto, experiência de direção na estrada e usabilidade diária.

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

"A beleza da simplicidade é a chave para o design de cada modelo GMA, e o novo T.33 não é exceção”, disse Gordon Murray. “O T.33 tem uma função a cumprir. Nossa adesão ao conceito de arte de engenharia se estende muito abaixo da carroceria do T.33. Cada parte, não importa quão pequena e não importa que o proprietário nunca vai vê-la, é projetada para os mesmos padrões exigentes que a carroceria."

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

O GMA T.33 tem rodas dianteiras de 19” e rodas traseiras de 20” de liga de alumínio forjado excepcionalmente leves, pesando menos de 7 kg cada. As rodas são revestidas com pneus Michelin Pilot Sport 4 S (235/35 R19 na frente, 295/30 R20 atrás). Segundo a GMA, os pneus Michelin 4 S oferecem desempenho superior, com custos de substituição muito menores do que os pneus sob medida. Eles também pesam menos por serem muito menores e mais estreitos do que os exigidos por um supercarro convencional, devido ao baixo peso do T.33.

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

Na frente do carro, uma entrada de efeito solo canaliza o ar sob o piso. Um difusor especial na traseira permite um nível de eficiência aerodinâmica que é 30% mais eficaz do que o supercarro convencional de efeito solo. Isso permitiu que Gordon Murray e sua equipe de design ficassem livres da obrigação de equipar o T.33 com as asas, saias e aberturas que adornam a maioria dos supercarros modernos. 

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

A única concessão feita por Gordon Murray é o spoiler traseiro ativo, que se desdobra automaticamente, mas também pode ser ativado pelo motorista. O spoiler traseiro também fornece um modo de alta força descendente, melhorando também a frenagem. Será mesmo um supercarro de corrida que poderá rodar nas ruas do mundo inteiro.

GMA T.33
GMA T.33
Foto: Gordon Murray Automotive

O GMA T.33 será produzido na nova sede global da empresa em Windlesham, Surrey, na Inglaterra. Segundo a empresa, cada peça do T.33 será feita sob medida e cada carro poderá ser personalizado para atender aos requisitos específicos do proprietário.

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