PUBLICIDADE

GM suspenderá produção em São Caetano do Sul até agosto

Fábrica no Grande ABC terá produção suspensa por falta de componentes e preparação da linha de montagem da futura picape da Chevrolet

26 mai 2021 - 14h25
(atualizado em 15/6/2021 às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Fábrica de São Caetano do Sul produz o Chevrolet Tracker.
Fábrica de São Caetano do Sul produz o Chevrolet Tracker.
Foto: GM

A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP) só voltará a produzir no segundo semestre deste ano. A montadora americana comunicou aos seus funcionários que suspenderá por seis semanas a produção na fábrica na região do Grande ABC. A decisão ocorre pela falta de componentes para a produção e também para a adequação das linhas de montagem para a sucessora da picape Montana. 

Esta é a segunda fábrica da GM a parar este ano. Além da unidade em São Caetano do Sul, a General Motors também interrompeu em março a produção da fábrica de Gravataí (RS), onde são feitos os modelos Onix e Onix Plus. O motivo foi a falta de componentes como os semicondutores, que tem afetado o setor automotivo em escala mundial. De acordo com o sindicato local, o retorno das atividades na fábrica gaúcha foi adiado para o dia 19 de julho. 

Produção dos modelos Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) está suspensa desde março.
Produção dos modelos Onix e Onix Plus em Gravataí (RS) está suspensa desde março.
Foto: GM

A produção em São Caetano do Sul será suspensa no dia 21 de junho, e retornará somente no dia 2 de agosto. No entanto, já no dia 1º de junho, será suspensa a produção noturna, exceto nos setores de pintura e funilaria. Nesta quarta os funcionários da GM votarão a proposta de suspensão dos contratos de trabalho que foi negociada com o sindicato local. 

A fábrica paulista produz atualmente os modelos Tracker, Joy, Joy Plus e Spin. A picape Montana saiu de linha no fim do mês passado. Além da falta de peças, a linha de montagem também passará por mudanças para produzir a sucessora da Montana, que deve chegar ao mercado em 2022. A picape crescerá em porte, e será feita sobre a mesma plataforma do SUV Tracker. Ainda sem nome definido, ela será concorrente da Fiat Toro. 

Com isso, apenas a fábrica em São José dos Campos, que produz a picape S10 e o SUV Trailblazer se mantém ativa. Vale lembrar que a Chevrolet reativou recentemente o segundo turno da produção da unidade fabril, com foco nos clientes do agronegócio, que representam grande parte da demanda de ambos os modelos.

GM suspenderá produção em São Caetano do Sul por seis semanas.
GM suspenderá produção em São Caetano do Sul por seis semanas.
Foto: GM
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade