A fabricante francesa ainda mostrou em seu estande o conceito Initiale Paris - concebida com 32 auto-falantes e que dá pistas sobre como será a nova minivan da Renault
Foto: AFP
Mercedes-Benz S-Class Coupe Concept
Foto: AP
Mercedes-Benz S-Class Coupe Concept
Foto: AP
Mercedes-Benz S 500 Intelligent Drive
Foto: AP
Mercedes-Benz S 500 Intelligent Drive
Foto: AP
Mercedes-Benz S 500 Hybrid
Foto: AP
Mercedes-Benz S 63 AMG
Foto: AP
Sandero Stepway
Foto: Terra
Sandero Stepway
Foto: Terra
Sandero Stepway
Foto: Terra
Sandero Stepway
Foto: Terra
Sandero Stepway
Foto: Terra
Sandero Stepway
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Novo Duster
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Mercedes-Benz GLA
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Novo Monza
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Bugatti Grand Vitesse Jean Bugatti
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi A3 conversível
Foto: Terra
Audi A3 conversível
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Audi Nanuk
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Lamborghini Gallardo LP-570-4 Squadra Corse
Foto: Terra
Versões elétricas de modelos do grupo Volkswagen
Foto: Terra
Versões elétricas de modelos do grupo Volkswagen
Foto: Terra
Versões elétricas de modelos do grupo Volkswagen
Foto: Terra
Versões elétricas de modelos do grupo Volkswagen
Foto: Terra
Versões elétricas de modelos do grupo Volkswagen
Foto: Terra
Versões elétricas de modelos do grupo Volkswagen
Foto: Terra
Versão elétrica do Golf será destaque da Volkswagen
Foto: Reuters
Versão elétrica do Golf será destaque da Volkswagen
Foto: Reuters
Versão elétrica do Golf será destaque da Volkswagen
Foto: Reuters
Compartilhar
Publicidade
No último salão do automóvel de Frankfurt em 2011, a grande história não era sobre carros, mas sobre a crise da zona do euro e, especificamente, sobre como as montadoras do continente poderiam sobreviver. Neste ano, a crise está diminuindo, mas a cautela permanece. Num momento em que as vendas continuam fracas, especialmente no sul da Europa, os novos modelos mais interessantes não são veículos esportivos ou de luxo, mas carros de família e práticos.
A francesa Peugeot e a italiana Fiat, companhias com mais problemas, reduziram os gastos de desenvolvimento de produto a tal ponto que têm poucas novidades para mostrar. Mas designs de ponta também são poucos e esparsos nos estandes, até mesmo entre líderes de mercado, como a Volkswagen.
Como um barômetro da economia da Europa, a atmosfera do salão melhorou em dois anos - de desesperada para deprimida -, enquanto as atitudes dos principais executivos da indústria automotiva da Europa refletem muito da ambivalência do mercado. "Talvez um pouco de otimismo se justifique", disse Trevor Mann, vice-presidente executivo da Nissan Motor. "Mas acho que a recuperação será lenta em geral e não devemos ter excesso de entusiasmo."
Alfredo Altavilla, presidente-executivo da Fiat para Europa, Oriente Médio e África, acrescentou: "a verdadeira resposta é que ninguém tem qualquer visibilidade para além do trimestre. A tendência é de estabilização, (mas) é muito cedo para dizer que ela está pegando". A Fiat apresentou uma versão do veículo multi-propósito Fiat 500L para sete lugares. Mesmo a Ferrari mostrou apenas uma versão ligeiramente mais potente da 458 para servir de âncora ao estande do grupo italiano no salão.
Veja novo modelo da Ferrari apresentado em Frankfurt:
Já Karl-Thomas Neumann, contratado este ano para presidir a GM Europa, soou cautelosamente otimista. "Nós vimos a primeira pequena luz no fim do túnel", disse. "Ninguém aqui está esperando que maravilhas aconteçam, mas estou relativamente confiante de que já atingimos o fundo (do poço)."
A Renault apresentou os conceitos Dezir e R-Space, a Audi exibiu o esportivo Nanuk Quattro e a Opel mostrou o Monza. Enquanto isso, a Volkswagen prefiriu mostrar a crescente variedade de veículos elétricos da marca, do eUp! ao eGolf. Já a Ford exibiu o conceito da próxima geração do crossover S-Max que planeja produzir na Espanha no início de 2015.
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.