PUBLICIDADE

Confira a história da Volkswagen em 69 anos de Brasil

Produção dos primeiros Volkswagen Fusca e Kombi no Brasil teve início em 1953 com peças importadas da Alemanha e apenas 12 funcionários

23 mar 2022 - 18h47
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen completa 69 anos no Brasil
Volkswagen completa 69 anos no Brasil
Foto: VW/Divulgação

Há exatos 69 anos, a Volkswagen começou a sua produção no Brasil em sua primeira sede, na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. A produção teve início com a dupla Fusca e Kombi, com peças importadas da Alemanha e apenas 12 funcionários. Pouco depois, já em 1959, a montadora alemã inaugurou a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da Volkswagen construída fora da Alemanha.

Em comemoração pelas quase sete décadas de produção no país, a montadora alemã relembra alguns de seus momentos marcantes no Brasil. Seis anos depois da inauguração da fábrica Anchieta, a expansão foi além com a fundação do primeiro centro de desenvolvimento, pesquisa e design, o primeiro no país. Em 1970, a Volkswagen alcançou a marca de um milhão de carros produzidos localmente.

Nas décadas seguintes, mais de 33 linhas de produto diferentes foram desenvolvidas, outras três fábricas foram inauguradas – São Carlos (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) – e a marca alemã ultrapassou as mais de 24 milhões de unidades fabricadas e mais de 12,5 milhões de motores construídos no país. Veja os principais marcos da Volkswagen em 69 anos no Brasil:

Anos 50 – VW democratiza o automóvel

Com a inauguração da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), iniciou-se o processo de nacionalização da marca no Brasil. Em 1959, a Kombi tinha 50% de suas partes produzidas localmente, com o maior índice de nacionalização no segmento automotivo à época. Naquele ano, o Fusca entrou para o time dos nacionalizados, passando a receber 54% das peças fabricadas localmente. A produção local permitiu que os dois modelos chegassem ao mercado com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel e a mobilidade nos anos 50.

Volkswagen Karmann-Ghia
Volkswagen Karmann-Ghia
Foto: VW/Divulgação

Anos 60 – Uma Volkswagen “Made in Brazil”

Em 1965, a Volkswagen inaugurou o primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Ele foi aberto com objetivo de criar produtos novos, incluindo projetos, confecção de modelos em escalas natural e reduzida, desenvolvimento de ferramental e construção de protótipos. Neste período, foram lançados projetos como o Karmann-Ghia e teve início o desenvolvimento do Brasília e do SP1/SP2.

Volkswagen Brasília
Volkswagen Brasília
Foto: VW/Divulgação

Anos 70 – Nova era para a Volkswagen

No início da década, em 1972, chegaram às concessionárias o SP1 e o SP2, trazendo um design esportivo e ousado. Eles eram equipados com motores 1.6 (SP1) e 1.7 (SP2). Até hoje, ambos são considerados dois dos modelos mais bonitos da história da Volkswagen. Um ano depois, em 1973, a marca lançou o Brasília, um dos primeiros carros hatchback no Brasil. Já em 1974, foi apresentado o Passat, o primeiro carro da marca alemã com motorização dianteira e refrigerada a água a ser produzido no Brasil. 

Volkswagen SP2
Volkswagen SP2
Foto: VW/Divulgação

Anos 80 – Nasce uma lenda, o Gol

Em 1980, a Volkswagen lançou a primeira geração do Gol, que também deu origem aos modelos Voyage, Saveiro e Parati. O Gol se manteve na liderança por 27 anos consecutivos e até hoje é o modelo mais produzido, vendido e exportado do mercado brasileiro. Ainda em sua primeira geração, o Gol se tornou o primeiro carro com injeção eletrônica no Brasil, com a chegada da versão GTi no fim dos anos 80. Ainda na mesma década, em 1984, a Volkswagen lançou no Brasil o Santana, que era baseado na segunda geração do Passat.

Volkswagen Gol
Volkswagen Gol
Foto: VW/Divulgação

Anos 90 – Salto tecnológico

Em sua segunda geração, o Volkswagen Santana foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS (1991) e passou a ser equipado com catalisadores no sistema de escape (1992). Em 1994, a marca alemã lançou a segunda geração do Gol, que ficou conhecida pelo apelido de “Bolinha” por conta das linhas de design mais arredondadas em relação à versão anterior. O Gol Bolinha também ficou responsável pela popularização da injeção eletrônica.

Volkswagen Gol de segunda geração
Volkswagen Gol de segunda geração
Foto: VW/Divulgação

Anos 2000 – Agora tanto faz, pode ser etanol ou gasolina

Ainda no início da década, em 2002, a Volkswagen passou a produzir a quarta geração do Polo em São Bernardo do Campo, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”. O modelo também foi o primeiro carro da marca a receber direção eletro-hidráulica e a trazer de soldas a laser na carroceria. Em 2003, o destaque ficou para a chegada do Gol Total Flex, o primeiro carro flexível (abastecimento com etanol ou gasolina) do Brasil e para o lançamento do Fox.

Volkswagen Polo de quarta geração
Volkswagen Polo de quarta geração
Foto: VW/Divulgação

Produzido até 2021, o Fox foi inteiramente projetado e desenvolvido no país, além de comercializado também na Europa. Já em 2007, com a chegada do Passat importado da Alemanha, a Volkswagen introduziu os motores TSI no portfólio brasileiro. Essas e outras variações da linha TSI se consolidaram e, hoje, estão presentes em praticamente toda linha comercializada no Brasil.

Anos 2010 – O primeiro nota máxima em segurança

O modelo Up, lançado em 2014, foi o primeiro veículo do mercado de compactos de entrada a alcançar a nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCAP. Em suas épocas de lançamento, Polo, Virtus, T-Cross, Taos, Golf e Jetta também gabaritaram os testes do instituto, seguindo os protocolos de cada período. Em 2015, a fábrica de São Carlos (SP) passou a produzir localmente os motores TSI. Com a chegada dos atuais Polo (2017) e Virtus (2018), a Volkswagen introduziu no Brasil a plataforma modular MQB-A0, que também deu origem aos modelos T-Cross e Nivus. 

Volkswagen Up
Volkswagen Up
Foto: VW/Divulgação

Anos 2020 – A década da conectividade

Em 2020, a montadora alemã lançou o Nivus, modelo que estreou a nova central multimídia da marca, o VW Play, trazendo interface intuitiva, conexão com smartphones sem fio e aplicativos nativos. O Volkswagen Nivus também é o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil que está sendo produzido e comercializado na Europa, sob a alcunha de Taigo.

Volkswagen Taos e Nivus
Volkswagen Taos e Nivus
Foto: VW/Divulgação

Para esta década, a Volkswagen ainda promete a chegada de novidades com foco em digitalização e descarbonização da marca. Os testes com carros elétricos já começaram, incluindo os modelos da família ID. Além disso, a empresa estuda também os modelos híbridos flex, com baixa pegada de carbono. E a partir de 2023, a marca alemã vai lançar uma nova família de modelos de entrada, começando com a chegada do Polo Track. 

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade