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Comparativo: Caoa Chery Tiggo 5X supera o Nissan Kicks S

Dois SUVs asiáticos na faixa de R$ 86 mil. Veja em quais itens cada um é melhor numa disputa de 700 pontos

28 out 2019 - 07h00
(atualizado em 29/10/2019 às 10h18)
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O Tiggo 5X tem entre-eixos 2 cm maior do que o Kicks.
O Tiggo 5X tem entre-eixos 2 cm maior do que o Kicks.
Foto: Divulgação

A China entrou na guerra do mercado brasileiro de carros. E sua estrela do momento é o Caoa Chery Tiggo 5X, que vem batendo sucessivos recordes de venda. Por isso, decidimos comparar seus atributos contra um dos modelos mais fortes do segmento de SUVs compactos, o Nissan Kicks, que se estabilizou entre os mais vendidos do Brasil. Ambos são fabricados no Brasil, mas o Tiggo 5X foi criado na China e o Kicks foi planejado no Japão. Esses dois asiáticos fazem sucesso, entre outras coisas, por terem se adaptado muito bem às exigências do consumidor brasileiro. Neste comparativo usamos os critérios de notas do GUIA DO CARRO, para mostrar quem leva a melhor em cada item.

O Kicks tem vão livre do solo 5 cm maior que o Tiggo 5X.
O Kicks tem vão livre do solo 5 cm maior que o Tiggo 5X.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Escolhemos as duas versões mais acessíveis, na mesma faixa de preço, com câmbio automático (o Tiggo não tem opção com câmbio manual). A China é representada pelo Caoa Chery Tiggo 5X T 1.5, que custa R$ 86.990. O Japão é representado pelo Nissan Kicks S 1.6, que sai por R$ R$ 85.990. A diferença de preço é de R$ 1.000 a favor do Kicks, porém o Tiggo 5X vence na garantia (cinco anos contra três). Porém, não damos nota para preço, por considerar que esta é uma decisão do consumidor (o que é barato para um, pode ser caro para outro e vice-versa). Analisamos apenas os aspectos técnicos de cada carro, para apontar com segurança qual é o melhor, sem depender de eventuais promoções de mercado. Os itens a seguir valem de 0 a 100 pontos e são os mesmos que usamos em nossos testes (porém, com formato de classificação por estrelas).

Desempenho

O Tiggo 5X é mais rápido, mais veloz e mais potente. Graças a um motor 1.5 turbo de 150 cavalos, sua relação peso/potência é 9,5 kg/cv, enquanto a do Kicks é de 9,9 kg/cv. Isso porque o Nissan utiliza um motor 1.6 aspirado de 114 cv. Numa eventual necessidade de potência na estrada, o Tiggo leva uma vantagem de 34 cavalos. Por isso, a aceleração de 0-100 km/h do SUV chinês é francamente superior: 11,0 segundos contra 12,4. Na comparação do torque (que significa boas arrancadas na cidade, em baixas rotações), a vantagem também é do Tiggo: 210 Nm contra 152 Nm do Kicks. Nos dois carros, o torque máximo é atingido a 4.000 rpm.

O ponto fraco do Nissan Kicks é o motor, que tem uma potência específica de apenas 71,3 cv/l, um valor superado por qualquer motor mais moderno. Por ser turbinado, o motor do Caoa Chery Tiggo tem uma potência específica de 100,3 cv/l.

  • Tiggo 5X - 45 pontos
  • Kicks S - 40 pontos
Caoa Chery Tiggo 5X: motor 1.5 turbo de 150 cv.
Caoa Chery Tiggo 5X: motor 1.5 turbo de 150 cv.
Foto: Divulgação

Consumo

O fato de ser equipado com um motor menos potente favorece o Nissan, mesmo sem ter turbocompressor. O Kicks S 1.6 é nota B no Inmetro, enquanto o Tiggo T 1.5 é nota C. Ambos são flex, mas utilizamos apenas os valores com gasolina, para ter um padrão único na avaliação de todos os carros do mercado. A autonomia combinada cidade/estrada do Kicks S é de 12,3 km/l, enquanto a do Tiggo 5X é de 10,6 km/l. Considerando esses valores e o preço médio de R$ 3,95 para o litro de gasolina (segundo a ANP), o custo de combustível por 1.000 km é de R$ 320 para o Kicks e de R$ 373 para o Tiggo. Isso rodando 55% na cidade e 45% na estrada, conforme sugere o Inmetro. Esses números, evidentemente, podem mudar de motorista para motorista, mas servem como parâmetro.

A vantagem do Kicks é clara na questão do consumo, pois ele faz na cidade (11,4 km/l) quase o mesmo que o Tiggo faz na estrada (11,7 km/l). Mesmo assim, por ter um tanque muito pequeno (apenas 41 litros), o Kicks tem um alcance bem menor em relação ao Tiggo (57 litros). Na cidade, o chinês é capaz de rodar 559 km com um tanque de gasolina, contra 467 km do Kicks. Na estrada, o Tiggo roda 667 km sem necessidade de reabastecer, enquanto o Kicks percorre 562 km.

  • Tiggo 5X - 60 pontos
  • Kicks S - 80 pontos
Nissan Kicks S CVT: motor 1.6 aspirado de 114 cv.
Nissan Kicks S CVT: motor 1.6 aspirado de 114 cv.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Segurança

Os dois carros se equivalem em termos de segurança. As diferenças são mínimas, entre um e outro equipamento. O Tiggo 5X tem faróis com regulagem de altura; o Kicks não. Mas o Kicks tem faróis de neblina; o Tiggo não. Nas questões realmente importantes (número de airbags, controle de tração e estrutura reforçada, os dois carros se equivalem). Ambos têm dois airbags. Nos testes de impacto, o Tiggo 5X conseguiu quatro estrelas no C-NCAP, enquanto o Kicks tem quatro estrelas no Latin NCAP. Ambos foram testados com apenas dois airbags (seis, só nas versões mais caras). O Tiggo também tem controle de descida e monitoramento da pressão dos pneus.

  • Tiggo 5X - 80 pontos
  • Kicks S - 80 pontos
A central multimídia do Tiggo 5X tem tela de 9".
A central multimídia do Tiggo 5X tem tela de 9".
Foto: Divulgação

Conectividade

Tanto o Caoa Chery Tiggo 5X T quanto o Nissan Kicks S atendem às necessidades de conectividade dos consumidores atuais. Os dois carros vêm com volante multifuncional, computador de bordo, rádio, duas entradas USB, conectividade Android Auto/Apple CarPlay e bluetooth. Ambos oferecem comando tátil no display central. No Tiggo, a tela é de 9”, enquanto no Kicks é de 7”, mas o só Nissan traz botões giratórios redundantes. Em compensação, só o Caoa Chery também dispõe de leitor de cartão de memória. Empate em bom nível, mas não em alto nível, pois nenhum deles dispõe de GPS, DVD player, TV digital e Wi-Fi (itens exigidos para que um carro obtenha a nota máxima).

  • Tiggo 5X - 60 pontos
  • Kicks S - 60 pontos
O interior do Kicks é bem agradável, com display central de 7".
O interior do Kicks é bem agradável, com display central de 7".
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Conforto

Nesse item, damos 10 pontos para os seguintes equipamentos: ar-condicionado de duas zonas, câmbio automático, direção assistida, espaço interno (entre-eixos mínimo de 2,700 m), vidros dianteiros elétricos, vidros traseiros elétricos, freio de estacionamento elétrico, bancos de couro, chave presencial e teto solar.

Nesse quesito, a vantagem é do Tiggo 5X T. Ele tem seis dos dez itens exigidos, enquanto o Kicks S tem apenas quatro. Ambos possuem câmbio automático, direção elétrica e vidros dianteiros/traseiros com comandos elétricos. Porém, o Tiggo 5X T traz dois equipamentos ausentes no Kicks S: freio de estacionamento elétrico e chave presencial. Nenhum deles oferece ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro e teto solar, tampouco possuem entre-eixos de 2,7 metros (o chinês ganha por 2 cm, pois tem 2,630 m, contra 2,610 do japonês). Porém, embora não tenham ganhado os pontos referentes à distância entre-eixos, o Tiggo 5X e o Kicks oferecem bom espaço interno. Mantemos esse critério por conta da padronização de notas entre todos os carros do mercado, inclusive os de maior porte.

  • Tiggo 5X - 60 pontos
  • Kicks - 40 pontos
O Tiggo 5X é mais largo, mas seu porta-malas é menor.
O Tiggo 5X é mais largo, mas seu porta-malas é menor.
Foto: Divulgação

Pacote de série

Para o GUIA DO CARRO, nenhum equipamento opcional é considerado como bônus para receber nota. Afinal, o consumidor paga a mais por ele, mas normalmente os anúncios trazem o valor básico do carro. Por isso, os dez equipamentos exigidos têm que constar do pacote de série. Tiggo 5X T e Kicks S empatam nos seguintes itens: assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e piloto automático (este, introduzido no Kicks na linha 2020). Mesmo sendo SUVs com câmbio automático, em ambos sentimos ausência de seletor de terreno e (porque alguns consumidores valorizam) borboleta para trocas de marchas sequenciais. Na transmissão do Kicks, que é do tipo CVT, seria um mimo para os motoristas, pois na verdade ele não possui marchas diferentes, mas sim uma marcha continuamente variável. Já o câmbio do Tiggo é surpreendente para um carro de sua categoria: automatizado de duas embreagens. Não chega a ser um pecado a ausência das aletas no volante porque as trocas sequenciais (reais) estão disponíveis na alavanca, de forma competente.

O Caoa Chery traz dois itens ausentes no Nissan: sensor de estacionamento e suspensão traseira independente. O Tiggo também de câmera de ré (que está no mesmo item do sensor). O Kicks dá o troco ao oferecer faróis de neblina e volante com ajuste de profundidade. É difícil dizer, entre esses quatro itens, qual é mais importante, pois todos são recomendáveis (vai depender, realmente, das necessidades de cada consumidor). Deu empate nesse quesito.

  • Tiggo 5X - 50 pontos
  • Kicks S - 50 pontos
O Kicks tem porta-malas maior, porém não traz auxílio em descida.
O Kicks tem porta-malas maior, porém não traz auxílio em descida.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Usabilidade

Finalmente, chegamos ao quesito que pode ser decisivo num comparativo: a usabilidade. Como a proposta de ambos é ser um SUV, valorizamos os itens que caracterizam um utilitário esportivo, além da praticidade no dia-a-dia. O Tiggo 5X, mesmo em sua versão de entrada, conseguiu cumprir sete das dez exigências do GUIA DO CARRO, enquanto o Kicks S atendeu a cinco requisitos. O único item que nenhum dos dois oferece é tração 4x4, o que, convenhamos, quase nenhum consumidor utiliza, tanto que são raríssimos os SUVs compactos que trazem esse diferencial (Jeep Renegade, Ford EcoSport e Renault Duster), mas nenhum deles em suas versões mais acessíveis.

Tiggo e Kicks empatam também na praticidade da abertura interna do porta-malas e do banco traseiro rebatível (para ampliar o bagageiro). Ambos cumprem ainda o requisito da largura máxima de 1,850 m (importante para facilitar o estacionamento em garagens e vagas de shopping centers). O Tiggo 5X (1,830 m) entrou por apenas 2 cm, então é ligeiramente mais restrito para entrar em certas vagas do que o Kicks (1,760 m), porém é mais espaçoso lateralmente. O que é melhor? Depende da garagem de cada consumidor. Duas vantagens claras do Kicks, entretanto, aparecem no tamanho do porta-malas (432 litros contra 340) e no vão livre do solo (200 milímetro contra apenas 150 do Tiggo 5X). Afinal, estamos falando de SUVs. DE qualquer forma, o Caoa Chery constrói sua vitória nesse quesito ao oferecer quatro equipamentos importantes para os dias atuais: auto hold (impede o carro de se deslocar de forma acidental), luzes diurnas (DRL), controle de descida e luz traseira de neblina.

  • Tiggo 5X - 70 pontos
  • Kicks S - 50 pontos

Veredicto

Um pouco maior e com pneus mais largos, o Tiggo 5X tem um porte mais imponente, marca mais presença. O carro também é mais assentado no chão, enquanto o Kicks valoriza o visual de SUV, mais estreito e mais alto. O conjunto motor e câmbio fazem uma diferença importante a favor do SUV chinês, pois transmissões automatizadas de dupla embreagem, como a do Tiggo, só são encontradas em carros de segmento superior. Por isso, mesmo sendo 291 kg mais pesado, o Tiggo 5X tem um desempenho francamente superior -- é o carro que carrega o motorista, não o contrário.

No comparativo do GUIA DO CARRO, cada modelo pode somar no máximo 700 pontos (veja na tabela abaixo). O Caoa Chery Tiggo 5X fez 425 pontos em sua versão T. O Nissan Kicks alcançou 400 pontos em sua versão S com câmbio CVT. Portanto, no duelo dos SUVs compactos asiáticos, a vitória ficou com o carro chinês. O Tiggo teve um aproveitamento de 60,7%, enquanto o do Kicks foi de 57,1%. No mercado, o Nissan Kicks ocupa atualmente o quarto lugar em vendas, com 39.507 emplacamentos no acumulado de janeiro a setembro. O Caoa Chery Tiggo 5X está em 16º lugar, com 4.871 vendas.

COMPARATIVO GUIA DO CARRO / TERRA
Item Tiggo 5X Nota Kicks S Nota
Desempenho 45 C 40 D
Consumo 60 C 80 B
Segurança 80 B 80 B
Conectividade 60 C 60 C
Conforto 60 C 40 D
Pacote de Série 50 C 50 C
Usabilidade 70 B 50 C
Total de Pontos 425 60,7% 400 57,1%

Os números do Caoa Chery Tiggo 5X 1.5 T

  • Preço: R$ 86.990
  • Motor: 1.5 turbo flex
  • Potência máxima: 150 cv a 5.500 rpm (e)
  • Torque máximo: 210 Nm a 4.000 rpm (g/e)
  • Câmbio: 6 marchas DCT
  • Comprimento: 4,338 m 
  • Largura: 1,830 m 
  • Altura:  1,645 m
  • Entre-eixos: 2,630 m
  • Vão livre: 150 mm
  • Peso: 1.424 kg
  • Pneus: 215/60 R17
  • Porta-malas:340 litros
  • Tanque: 57 litros
  • 0-100 km/h: 11s0
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Consumo cidade: 9,8 km/l (g)
  • Consumo estrada: 11,7 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 128 g/km
  • Modelo avaliado: 2020

Os números do Nissan Kicks S 1.6 CVT

  • Preço: R$ 85.990
  • Motor: 1.6 flex
  • Potência máxima: 114 cv a 5.600 rpm (g/e)
  • Torque máximo: 152 Nm a 4.000 rpm (g/e)
  • Câmbio: 6 marchas CVT
  • Comprimento: 4,295 m 
  • Largura: 1,760 m 
  • Altura:  1,590 m
  • Entre-eixos: 2,610 m
  • Vão livre: 200 mm
  • Peso: 1.133 kg
  • Pneus: 205/55 R17
  • Porta-malas: 432 litros
  • Tanque: 41 litros
  • 0-100 km/h: 12s4
  • Velocidade máxima: 175 km/h
  • Consumo cidade: 11,4 km/l (g)
  • Consumo estrada: 13,7 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 109 g/km
  • Modelo avaliado: 2020
Guia do Carro
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