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BMW é acusada de espionar grupo francês de carros elétricos

A fabricante alemã disse que os funcionários da empresa P3 estavam fazendo testes de rotina

16 set 2013
18h19
atualizado às 18h19
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BMW i3
BMW i3
Foto: AP

O Bollore Group afirmou na última semana que entrou com um processo criminal contra a BMW, acusando a fabricante alemã de usar espiões para “roubar” detalhes de seus carros elétricos. A companhia francesa alega que dois funcionários de uma empresa terceirizada pela BMW foram vistos em três ocasiões mexendo em pontos de carregamentos de seus carros em Paris.

O Bollore Group é dono do serviço de compartilhamento de carros elétricos Autolib. “Não sabemos por enquanto que tipo de informação eles conseguiram ou as tecnologias que eles usaram”, afirmou o porta-voz da Autolib, Jules Varin à AFP.

A BMW se defendeu publicamente dizendo que os funcionários da empresa P3 estavam fazendo testes de rotina, por toda a Europa, para verificar a compatibilidade dos pontos de carga com o modelo i3, que será lançado em breve também no Brasil.

O serviço de compartilhamento de carros elétrico da Autolib existe desde 2011 e conta atualmente com cerca de 34 mil associados, 1,8 mil veículos e 4 mil pontos de carga. O número de carros da Autolib representa cerca de um terço do total de automóveis elétricos emplacados na França no último ano.

 

A BMW promoveu a estreia oficial do i3 no salão de Frankfurt, na última semana. Segundo a montadora, o modelo chegará ao Brasil no segundo semestre de 2014. O carro vem equipado com motor elétrico de alta densidade, capaz de gerar 170 cavalos de potência. O i3 vai de zero a 100 km/h em 7s2 e tem autonomia entre 130 e 160 quilômetros utilizando a bateria de íons de lítio.

A montadora afirma que se o i3 for utilizado nos modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 e 40 quilômetros, respectivamente. O modelo ainda vem equipado com um extensor de autonomia, capaz de gerar energia para a bateria, aumentando a autonomia do carro para 300 quilômetros.

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