1 evento ao vivo

Caça sueco Gripen faz primeiro voo no Brasil

Primeira aeronave das 36 compradas pelo governo a chegar no País foi de Navegantes (SC) até Gavião Peixoto (SP), onde ficará em teste

24 set 2020
18h04
atualizado às 18h29
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O caça sueco do modelo Gripen F-39E da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou seu primeiro voo no Brasil. No início da tarde desta quinta-feira, 24, aproximadamente às 14h, o avião decolou de Navegantes (SC) em direção a Gavião Peixoto (SP), onde fica a fábrica da Embraer e o Centro de Ensaio em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês).

A aeronave foi conduzida pelo piloto de testes chefe da fabricante Saab, Marcus Wandt. A equipe envolvida na operação foi composta principalmente por técnicos e engenheiros da Saab, além da equipe da FAB. O voo durou aproximadamente uma hora.

Vista do novo caça Gripen, da Força Área Brasileira (FAB), no Aaeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina.
Vista do novo caça Gripen, da Força Área Brasileira (FAB), no Aaeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina.
Foto: Lucio Rila / Estadão Conteúdo

O caça é o primeiro de um total de 36 unidades compradas ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff para a FAB. Ele chegou ao Brasil no domingo, 20, no porto de Navegantes, depois de uma viagem de três semanas a bordo do navio MV Elke, que saiu do porto de Norrköping, na Suécia. Depois, a aeronave foi rebocada até o aeroporto, por cerca de 2 quilômetros, e passou por manutenção antes de realizar seu primeiro voo sobre território brasileiro.

O caça Gripen continuará passando por ensaios de voo, agora em território brasileiro, com pilotos da FAB, da Saab e da Embraer. A apresentação oficial da aeronave deve ocorrer em Brasília durante a cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorados no dia 23 de outubro. A previsão é que os primeiros caças sejam entregues à Força Aérea Brasileira no fim de 2021.

 

Veja também:

Polícia investiga ação do PCC nas eleições em SP
Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade