PUBLICIDADE

Brasileiros mantiveram pessimismo em fevereiro

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor permaneceu estável em fevereiro na comparação com janeiro, com alta de 0,1% no período.

29 fev 2016 - 16h49
Compartilhar
Exibir comentários

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor permaneceu estável em fevereiro na comparação com janeiro, com alta de 0,1% no período. O índice de 98,7 pontos está 10% abaixo da média histórica. Os números estão em uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria divulgada hoje.

A manutenção do pessimismo indica um período de demanda mais fraca nos próximos meses. Dos seis componentes do índice, dois apresentaram melhora: as expectativas em relação à inflação e ao desemprego. Enquanto houve aumento de 2,5% no indicador de inflação na comparação com janeiro, o índice de desemprego teve alta de 6,6%.

Em relação a compras de bens de maior valor, o índice do consumidor ficou estável, com redução de 0,1% no indicador
Em relação a compras de bens de maior valor, o índice do consumidor ficou estável, com redução de 0,1% no indicador
Foto: Agência Brasil

As expectativas sobre a renda pessoal recuaram 1,8% entre janeiro e fevereiro. Em relação a compras de bens de maior valor, o índice do consumidor ficou estável, com redução de 0,1% no indicador. O índice de endividamento teve queda de 4,2%, indicando que os consumidores estão mais endividados.

Feito em parceria com o Ibope, a pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade