PUBLICIDADE

Bovespa sobe 1% e renova máxima intradia com bom humor com exterior e cenário local

4 jan 2018 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

O principal índice da bolsa paulista operava em alta nesta quinta-feira, renovando a máxima histórica intradia e esticando o rali recente, em meio a um persistente bom humor com o cenário externo e a política local.

Às 11:28, o Ibovespa subia 1,04 por cento, a 78.808 pontos. Na máxima do dia até o momento, o índice foi a 78.836 pontos, novo recorde histórico intradia. O giro financeiro era de 1,6 bilhão de reais.

O bom humor recente levou o índice a fechar no azul nos oito pregões anteriores, período em que acumulou alta de 7,31 por cento, e renovar máximas de fechamento nas duas primeiras sessões do ano.

No front local, o foco dos investidores está no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segundo instância, no fim deste mês, e que pode tirá-lo da corrida eleitoral deste ano, e nas articulações do governo para aprovar a reforma da Previdência, que tem sua primeira votação no Congresso marcada para fevereiro.

Na véspera, houve troca de cadeiras nos ministérios, com a saída do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, enquanto o governo indicou a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para assumir o Ministério do Trabalho.

"A articulação política acelerou e o forte fluxo de entrada de investidores estrangeiros corrobora com o rali da bolsa nesse início de 2018", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes.

No exterior, operadores destacam que os sinais seguem positivos de fortalecimento das economias, mas com inflação ainda enfraquecida, o que deve levar bancos centrais como o dos Estados Unidos a manter um ritmo gradual de alta de juros.

DESTAQUES

- CSN ON avançava 4 por cento, após anunciar na véspera reajuste de preços do aço para montadoras e outros grandes clientes industriais. USIMINAS PNA tinha alta de 5,65 por cento e GERDAU PN ganhava 4,86 por cento.

- PETROBRAS PN tinha alta de 1,08 por cento e PETROBRAS ON ganhava 1,54 por cento, ainda reagindo ao acordo assinado pela petroleira para encerrar ação coletiva nos Estados Unidos, que prevê o pagamento de 2,95 bilhões de dólares, o maior valor entre as ações coletivas nos EUA em uma década, mas ainda abaixo do previsto por analistas, que estimavam até 10 bilhões de dólares.

- VALE ON subia 1,62 por cento, em dia também positivo para os contratos futuros do minério de ferro na China.

- BRADESCO PN subia 1,15 por cento e ITAÚ UNIBANCO PN tinha alta de 1,2 por cento, ajudando a manter o tom positivo do Ibovespa devido ao peso desses papéis em sua composição. A sessão era positiva também para os demais bancos do índice, com SANTANDER UNIT ganhando 1,32 por cento e BANCO DO BRASIL ON em alta de 1,29 por cento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade