PUBLICIDADE

Bolsas europeias caem majoritariamente com dúvidas sobre comércio sino-americano

23 jan 2019 - 07h46
Compartilhar
Exibir comentários

As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa nesta manhã de quarta-feira, com incertezas sobre a situação das discussões comerciais entre Estados Unidos e China dominando o sentimento dos investidores.

Ontem, surgiram relatos de que o governo americano havia rejeitado uma oferta de que duas autoridades chinesas viajassem aos EUA esta semana para conversas preparatórias sobre comércio. A decisão teria sido tomada pela falta de progresso em questões importantes, como a propriedade intelectual, e potenciais reformas "estruturais" na economia chinesa.

Posteriormente, porém, o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Larry Kudlow, negou as informações e disse que nunca houve nenhuma reunião planejada além da visita do vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, na próxima semana.

Por outro lado, o governo chinês voltou a prometer hoje mais estímulos fiscais, depois de a segunda maior economia do mundo crescer no ano passado no ritmo mais fraco desde 1990.

O impasse do "Brexit" também continua sendo acompanhado de perto. A partir das 10h (de Brasília), a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, participa de sessão semanal de perguntas e respostas no Parlamento britânico.

Na última segunda-feira, May apresentou um "plano B" para o Brexit que foi considerado muito semelhante à proposta original rejeitada pelos parlamentares na semana passada. A votação desse plano alternativo está prevista para o dia 29.

No radar também estão discursos de líderes europeus durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fala às 8h15 e o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, faz pronunciamento às 11h30. Os horários são de Brasília.

Às 7h30 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,42%, a de Frankfurt recuava 0,23%, a de Paris tinha baixa marginal de 0,03% e a de Milão cedia 0,12%. Já os mercados em Madri e Lisboa avançavam 0,49% e 0,13%, respectivamente. No câmbio, o euro se mantinha estável ante o fim da tarde de ontem, negociado a US$ 1,1361, e a libra subia a US$ 1,2991. Com informações da Dow Jones Newswires.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade