PUBLICIDADE

Bolsas da Ásia fecham em baixa, com setor de tecnologia sob pressão

5 out 2018 - 06h11
Compartilhar
Exibir comentários

As bolsas asiáticas fecharam em baixa, nesta sexta-feira, com ações do setor de tecnologia sob pressão, após uma quinta-feira negativa nas bolsas de Nova York, onde o índice Nasdaq teve queda de 1,81%, com realização de lucros após altas recentes. Investidores também mostravam expectativa pela divulgação do relatório de empregos (payroll) mensal de setembro dos Estados Unidos, que sai mais tarde, e o pregão foi atípico porque os mercados da China continuaram fechados por um feriado prolongado. Relatos de suposta espionagem chinesa contra os EUA também influíram para a cautela.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,80%, a 23.783,72 pontos. Papéis dos setores de eletrônicos e química recuaram, com Murata Manufacturing em baixa de 3,9% e Sumitomo Chemical, de 4,8%. Por outro lado, o setor financeiro foi apoiado pelo impulso recente nos retornos dos bônus nos EUA, com Sumitomo Mitsui em alta de 1,5%. Na semana, Tóquio caiu 1,4%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng teve baixa de 0,19%, a 26.572,57 pontos, caindo 4,4% na semana, em seu pior resultado semanal em oito meses. Lenovo e ZTE tiveram quedas superiores a 10%, enquanto ações ligadas ao setor financeiro chinês seguiram pressionadas.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em queda de 0,31% na Bolsa de Seul, em 2.267,52 pontos. A praça local reduziu perdas durante a tarde, mas ações do setor de construção mostraram fraqueza. Entre alguns papéis em foco, Korea Electric Power recuou 1,1%, atingindo nova mínima em cinco anos. Já Samsung Electronics terminou o dia estável, após divulgar projeções para o terceiro trimestre em linha com a expectativa dos analistas. Posco subiu 1,6% e Korean Air teve alta de 1,8%. Na semana, o Kospi recuou 3,2%.

Em Taiwan, o índice Taiex fechou em baixa de 1,88%, a 10.517,12 pontos, encerrando sua pior semana desde fevereiro. As ações foram pressionadas por relatos de que a China teria colocado microchips em uma série de aparelhos para companhias americanas de tecnologia para espionar os EUA. Taiwan Semi recuou 1,6% e Largen teve baixa de 7,3%. Na semana, o Taiex recuou 4,4%, após três semanas positivas.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,15%, em 6.185,50 pontos, na Bolsa de Sydney. Entre as ações mais negociadas, Zyber Holdings subiu 41,67% e Emeco teve ganho de 7,04%, mas Range Resources recuou 50%.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade