0

BNDES vai divulgar dados de 50 maiores tomadores de empréstimos do banco

16 jan 2019
10h15
atualizado às 10h39
  • separator
  • 0
  • comentários

O BNDES deve começar nesta semana a fazer divulgação mais clara da lista dos 50 maiores tomadores de recursos do banco, que incluem empresas de setores como alimentos, construção e infraestrutura, afirmou uma fonte do banco nesta quarta feira.

REUTERS/Sergio Moraes
REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

A idéia é dar maior destaque para as operações com essas empresas no site oficial do banco. "As informações já estão lá; só que diluídas. O que o presidente (do banco, Joaquim Levy) quer é que se dê mais destaque a isso para as informações ficarem mais acessíveis", disse a fonte.

"A lista não deve revelar o saldo devedor da empresa porque aí entra o sigilo bancário que, de acordo com a lei, precisa ser respeitado", adicionou a fonte.

Segundo técnicos do banco, esse processo de liberação de dados sobre os empréstimos do BNDES começou na gestão do ex-presidente Luciano Coutinho, que liderou a instituição na gestão do PT. No ano passado, após interação com órgãos de controle, mais dados e informações foram divulgados no site do banco.

Desde a campanha, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que era preciso abrir o que considera como "caixa preta do BNDES", numa referência aos empréstimos feitos pelo banco na gestão petista.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade