3 eventos ao vivo

Como fazer uma lista de livros para comprar na Black Friday

O book advisor Eduardo Villela dá o passo a passo para a criação de uma lista inteligente

6 nov 2020
13h12
atualizado em 18/11/2020 às 16h23
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Vai comprar livros e aproveitar os descontos da Black Friday? Então saiba que, segundo o book advisor Eduardo Villela, esta é a melhor época do ano para efetuar os desejos de leitura. "Os livros chegam a ter descontos de até 70% a 80% de desconto. Eles começam em torno de 40%. Não tem nenhuma outra época do ano em que isso acontece. Nem o Natal consegue preços tão acessíveis", garante o especialista. 

 

Apesar dos descontos tentadores, a empolgação pode virar cilada para o seu bolso se o planejamento for deixado de lado. "Quem não se planeja acaba entrando em uma livraria, num site, e compra um absurdo de livros, gastando um dinheiro desnecessário. Os livros ficam mofando o ano inteiro na estante, se é que ele vai ser lido alguma vez", justifica. 

Então vamos ao passo a passo da lista? 

1. Pense em você como leitor

A gente sempre tem alguns títulos que a gente fica sonhando e são eles que devem ser listados em ordem de prioridade de leitura para ir às compras.

2. Qualificação ou hobby

Você vai passar ou está passando por alguma mudança de carreira e quer ler sobre isso? Que tipo de habilidades você precisa desenvolver? Então pesquise sobre esses títulos. Se alguém está com interesse em algum hobby, é preciso especificar mais sobre ele. Você quer aprender a cozinhar, mas que tipo de cozinha? Serão doces ou salgados? A depender do seu foco de interesse, é possível definir os livros que você vai escolher. Os livros de culinária são ótimos para se comprar na black friday. Por terem capa dura e impressão colorida, custam mais caro.

3. Tem filhos em casa em idade escolar?

Entre em contato com a escola dos seus filhos e peça a lista de livros do ano que vem. Assim, você consegue comprar com preços melhores o material escolar.

4. Quem quero presentear

O livro é sempre uma boa opção de amigo secreto, e de presente para amigos e familiares. Pense nessas pessoas que você não pode deixar de presentear e compre os livros que possam agradar a essas pessoas. Você vai economizar muito no presente de Natal. A dica extra é válida para os livros infantis. Assim como os de culinária, costumam custar mais para a impressão e ganham descontos interessantes na black friday.

5. Nada é fútil

Leia aqueles livros, aqueles assuntos, aqueles autores que você gosta. É muito mais fácil e é a melhor estratégia para criar o hábito de leitura. Nada é fútil. Só de a pessoa sentar e ler, ela precisa focar, raciocinar para o cérebro entender o que está sendo lido. É um hábito de raciocínio muito forte. 

6. Limites, limites

Mesmo você se planejando e listando os livros, é importante estabelecer um limite no orçamento. O piso de gastos e o teto. Isso ajuda a você não se prejudicar gastando um exagero e nem deixando o livro mofar na estante. Tem uma conta que eu gosto de fazer que é :quantas páginas por semana você tem lido? Se você pensar que um livro tem entorno de 200 a 300 páginas em média e você lê 50 páginas por semana, isso significa que você lê um livro por mês. Não faz sentido então comprar mais do que 12 livros na black friday, porque isso extrapola o seu consumo de leitura anual. 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade