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5 tendências novas para o varejo na Black Friday 2021

Data de desconto deve ser a mais digital de todos os tempos. Projeções apontam resultados ainda maiores que os do ano passado.

22 nov 2021 08h00
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Descontos de verdade (nada de Black Fraude!) são uma tendência pra Black Friday 2021
Descontos de verdade (nada de Black Fraude!) são uma tendência pra Black Friday 2021
Foto: Gerd Altmann / Pixabay

Faltam poucos dias do maior evento de vendas do Brasil. A Black Friday, que acontece no próximo dia 26, é aguardada como promessa para aquecer o varejo. A expectativa para esse ano é de uma Black Friday ainda mais digital, com números ainda mais expressivos que os do ano passado. Não à toa, dados levantados pela Méliuz indicam que 71% dos consumidores pretendem comprar na data.

Para ajudar a entender as apostas para a temporada de descontos mais aguardada do ano, Babi Tonhela, sócia e gerente de produtos do E-commerce na Prática, escola de e-commerce, elenca as cinco principais tendências para o varejo na Black Friday 2021. Confira:  

1. Ofertas ainda mais atrativas

Babi avalia que, após a recessão de compras motivada pela pandemia, os consumidores estão com altas expectativas de compra para a Black Friday e esperam por ofertas atrativas. 

“É importante que varejistas invistam em formas variadas de aplicar ofertas. Opções como combos ‘compre um, leve dois’ e descontos cumulativos podem ser boas apostas para o setor”, diz ela.

2. Melhores condições de frete

Na corrida por quem entrega mais rápido, ganha aqueles que oferecem as melhores condições para o consumidor. 

“Frete grátis e agilidade na entrega são grandes tendências que vão permanecer e ganhar força na Black Friday”, garante a diretora.

3. Compras cada vez mais online

Para Babi, mesmo com a retomada de comércios presenciais e com o avanço da vacinação, a tendência é de aumento nas compras online. 

“O varejo virtual e o comércio eletrônico devem permanecer em alta entre os consumidores, que estão cada vez mais digitais”.

4. A onda do Omnichannel

Omnichannel, conceito que mescla os canais físico e online de uma empresa, será uma das grandes apostas para o varejo na data. 

“Lojas que querem se destacar, principalmente na Black Friday, tendem a investir nessa multiplicidade de canais para atingir o público alvo”, afirma a especialista.

5. Foco total no atendimento

Disponibilizar qualidade no atendimento durante e no pós Black Friday é essencial para conquistar e fidelizar clientes. 

“Mesmo com a alta demanda de pedidos durante o período, é importante que varejistas se atentem a entender e solucionar as necessidades dos clientes. Com essa prática, além de resolver uma demanda operacional, poderão atrair novos clientes e fidelizar consumidores antigos”, finaliza.

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