A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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A Black Friday em um supermercado na zona oeste de São Paulo começou ainda na noite de quinta-feira
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
Foto: AFP
Algumas lojas de eletrônicos que só abrem à meia-noite têm pessoas acampadas em frente, esperando a abertura
Foto: AFP
Cerca de 140 milhões de pessoas devem ir às compras nos quatro dias de feriado prolongado, que habitualmente marca o início da temporada do consumo natalino
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
Foto: AP
Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Americanos acampam durante o feriado para aproveitar descontos da Black Friday
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Uma pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) aponta que 21,5% dos cerca de 1.300 itens acompanhados na internet durante a Black Friday tiveram os preços aumentados, em média, 10,2%, segundo informações publicadas nesta sexta-feira no jornal O Estado de S. Paulo. Dentre os itens acompanhados estão eletrodomésticos, eletrônicos, jogos, livros e artigos para a casa – que, teoricamente, deveriam participar da promoção, pois estavam sendo anunciados dentro dos sites participantes.
Em contrapartida, apenas 9,5% dos itens monitorados tiveram os preços foram reduzidos, sendo o corte médio de 11%. Segundo o jornal, a fatia de itens cujos preços não tiveram alteração no evento, nem para cima nem para baixo, foi de 24,3% neste ano.
O site Reclame Aqui, especializado em reclamações de consumidores, criou uma página especial para avaliar os serviços durante a Black Friday. De 0h de sexta-feira até 0h de sábado, dia 29 de novembro, data em que ocorreu a ação, o site recebeu 3.069 denúncias. Contando o RA Chat, canal que integra os chats das lojas com o Reclame Aqui, foram registradas 7.606 reclamações.
A Fundação Procon-SP anunciou que investigará 87 denúncias de fraude nas “promoções” da Black Friday brasileira. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, houve “alguma evolução” quanto às informações divulgadas pelas empresas anunciantes, na comparação com o ano passado. No entanto, os compradores relataram problemas como instabilidade dos sites, “maquiagem” de descontos, redução de preço muito pequena perto da expectativa gerada e problemas na hora de fechar o negócio.