PUBLICIDADE
AO VIVO
Paris é Delas: Atletas falam sobre longevidade e vaidade no esporte

BCE poderá tomar medidas contra empresas que não cumprirem metas climáticas

25 jun 2024 - 08h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Central Europeu planeja estabelecer metas de redução de emissões para as empresas em sua carteira de títulos e poderá tomar "medidas corretivas" se elas não as cumprirem, informou o BCE nesta terça-feira.

O BCE detém cerca de 350 bilhões de euros em títulos corporativos, adquiridos quando a inflação ainda estava muito baixa, e tem pressionado as empresas incluídas nessa vasta carteira a se tornarem mais verdes.

Ele até mesmo inclinou os reinvestimentos em seu Programa de Compra de Ativos (APP) e Programa de Compra de Emergência da Pandemia (PEPP) para emissores mais verdes, mas o último desses reinvestimentos termina no final de 2024 e o banco agora precisa de uma nova ferramenta para incentivar a participação das empresas.

"Serão estabelecidas metas provisórias de redução de emissões para os portfólios corporativos no APP e no PEPP", disse o BCE, acrescentando que os regulamentos da UE serão usados como orientação para a definição das metas.

"Se forem identificados desvios da trajetória desejada, medidas corretivas serão avaliadas, dentro de nosso mandato, caso a caso", acrescentou o BCE.

O banco não forneceu nenhum detalhe sobre as medidas específicas que poderá tomar ou se tais decisões serão tornadas públicas, mas a prática usual do BCE normalmente incluiria o desinvestimento total entre suas opções.

O BCE também ainda não definiu um cronograma para esse processo e pode ser necessária uma nova decisão do Conselho antes que ele entre em vigor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade