PUBLICIDADE

Banco Central mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano

16 mai 2018 - 18h15
(atualizado às 18h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Sede do Banco Central do Brasil em Brasília, Brasil
REUTERS/Ueslei Marcelino
Sede do Banco Central do Brasil em Brasília, Brasil REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

O Banco Central manteve nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 6,50% ao ano, contrariando amplas expectativas de corte de 0,25 ponto percentual, justificando que o cenário externo tornou-se mais desafiador e apresentou volatilidade.

"A evolução dos riscos, em grande parte associados à normalização das taxas de juros em algumas economias avançadas, produziu ajustes nos mercados financeiros internacionais", afirmou o BC em comunicado, em meio ao movimento que levou à forte valorização do dólar nas últimas semanas.

Quarenta de 42 economistas consultados pela Reuters esperavam corte de 0,25 ponto na Selic, ao passo que apenas dois previam manutenção do patamar de 6,5% ao ano.

O BC também reduziu sua projeção de inflação a 3,6% em 2018, ante 3,8% em seu último cálculo, pelo cenário de mercado. Para 2019, a conta também caiu a 3,9%, contra 4,1% antes.

No cenário com juros e câmbio constantes, por outro lado, as projeções de inflação situam-se em torno de 4% em ambos os anos.

Veja também

Coreia do Norte suspende conversações com Seul:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade