PUBLICIDADE

BC inglês deve reagir a riscos ao crescimento econômico, diz Haskel

5 mar 2021 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

O banco central britânico deve se posicionar "fortemente contra" os riscos negativos para a recuperação econômica da pandemia de Covid-19 e estar pronto para afrouxar ainda mais a política monetária, se necessário, disse nesta sexta-feira Jonathan Haskel, autoridade do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

Fachada do Banco da Inglaterra, em Londres
16/01/2014
REUTERS/Luke MacGregor
Fachada do Banco da Inglaterra, em Londres 16/01/2014 REUTERS/Luke MacGregor
Foto: Reuters

Os bancos comerciais devem seguir as orientações do BoE para se certificar de que estão prontos para implementar taxas de juros negativas, embora o banco central ainda não saiba se elas serão necessárias ainda neste ano, acrescentou Haskel.

"As considerações de gestão de risco ditam que a política monetária deve ir fortemente contra os riscos negativos para o panorama e continuo aberto à possibilidade de que a economia possa precisar de mais apoio para devolver a inflação à meta de forma sustentável", disse Haskel em evento online.

O banco central do Reino Unido cortou em março passado os juros para uma mínima recorde de 0,1%, logo no início da pandemia, e segue comprando títulos, depois de ter aumentado o volume total de seu programa de aquisições de bônus em 150 bilhões de libras em novembro passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade