PUBLICIDADE

Australiana Fortescue vê demanda firme da China por minério de ferro

28 jan 2021 - 09h51
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fortescue Metals Group disse nesta quinta-feira que espera uma continuidade da demanda de siderúrgicas chinesas por minério de ferro, mantendo suas projeções de embarques para o ano.

Logo da Fortescue em navio carregado com minério de ferro em Port Hedland, Austrália 
29/11/2018
REUTERS/Melanie Burton
Logo da Fortescue em navio carregado com minério de ferro em Port Hedland, Austrália 29/11/2018 REUTERS/Melanie Burton
Foto: Reuters

A quarta maior produtora global da commodity viu crescimento estável na produção no segundo trimestre na comparação com mesmo período do ano anterior, com uma produção recorde para um semestre que veio em meio a preços do minério de ferro em níveis recordes, sugerindo bons dividendos sobre os resultados financeiros que serão divulgados em 18 de fevereiro.

"Não estamos vendo nenhuma indicação de uma desaceleração... nós estamos vendo estoques de aço em níveis baixos. Estamos vendo no momento uma demanda forte por minério de ferro", disse a jornalistas a presidente-executiva da Fortescue, Elizabeth Gaines.

O ministro de indústria da China pediu no mês passado que o setor siderúrgico do país produza menos aço bruto neste ano, em meio a um programa de neutralidade de carbono do governo.

A Fortescue registrou um aumento de 4,7% nos embarques no trimestre encerrado em 31 de dezembro na comparação com o trimestre anterior, para 46,4 milhões de toneladas, em linha com estimativas do UBS.

O preço médio recebido pelo minério de ferro durante o trimestre avançou 60,5%, para 122 dólares por tonelada, o que representa 91% do índice médio de referência da Platts para o minério de ferro com teor de 62%.

Os preços do minério de ferro atingiram máximas recorde de 175 dólares por tonelada em dezembro.

Na semana passada, a Fortescue projetou um lucro líquido semestral após impostos de 4 bilhões a 4,1 bilhões de dólares, ante 2,45 bilhões no ano anterior.

"Os recentes ventos favoráveis no preço do minério de ferro geraram um grande fluxo de caixa livre e lucros (pré-divulgados na semana passada), que por sua vez devem resultar em grandes dividendos no 1° semestre de 2021 e no ano completo de 2021", disse Peter O'Connor, da corretora Shaw and Partners.

As rivais BHP Group e Rio Tinto também relataram forte produção de minério de ferro no período e sinalizaram otimismo com as perspectivas para a commodity.

A empresa manteve a meta de embarques para o ano todo, numa faixa de 175 milhões de toneladas a 180 milhões de toneladas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade