PUBLICIDADE

ASML espera crescimento mais rápido com demanda de fabricantes de chips chineses

17 abr 2019 - 12h24
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante holandesa de equipamentos para semicondutores ASML divulgou nesta quarta-feira lucro acima do esperado e disse que espera um crescimento acelerado, graças em parte à demanda de fabricantes chineses de chips.

23/01/2019
REUTERS/Eva Plevier
23/01/2019 REUTERS/Eva Plevier
Foto: Reuters

A ASML, cujas máquinas são usadas por todos os grandes fabricantes de chips, incluindo a Samsung, a TSMC e a Intel, divulgou lucro líquido de 355 milhões de euros no trimestre, ante 581 milhões de euros no mesmo período do ano anterior, mas bem acima das estimativas de analistas de 197 milhões de euros.

O presidente-executivo, Peter Wennink, disse que a ASML vendeu mais do que o esperado de seus mais novos e mais caros sistemas de litografia, usados para mapear os circuitos dos chips de computador.

"As perspectivas para o restante do ano permanecem inalteradas, já que vemos a aceleração do crescimento em 2019, apoiada em significativas transições de tecnologia, principalmente em chips lógicos", disse Wennink em um comunicado.

Um excesso de chips de memória prejudicou os fabricantes, incluindo a maior do mundo, Samsung, que está se dirigindo para seu menor lucro trimestral em mais de dois anos.

Mas os investidores esperam uma recuperação nos preços dos chips no segundo semestre.

As vendas do primeiro trimestre, que segundo a ASML, sofreram em janeiro devido a um incêndio em um fornecedor, caíram para 2,23 bilhões de euros, de 2,29 bilhões de euros um ano antes. Analistas consultados pela Reuters previam vendas de 2,12 bilhões de euros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade