PUBLICIDADE

Acolhimento materno no mercado de trabalho: o que falta?

29 mai 2022 03h00
ver comentários
Publicidade
Carine Roos, da Newa
Carine Roos, da Newa
Foto: Israel Pinheiro / Divulgação

Trilhar a maternidade não é uma escolha fácil, ainda mais com os preconceitos que permeiam a sociedade e, principalmente, o universo corporativo. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Catho, site de classificados de empregos, que diz que 30% das mulheres deixam o mercado de trabalho para se dedicarem ao cuidado com os filhos, enquanto apenas 7% dos homens fazem o mesmo. 

Da mesma forma, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 50% das mães não retornam aos seus postos de trabalho ao final do período de licença-maternidade. 

Estes dados demonstram que, cada vez mais, é preciso manter um olhar atento e de acolhimento para as mães e famílias.

“Naturalmente, as mulheres lidam com uma sobrecarga invisível, porque as pessoas não se dão conta do tanto que elas fazem, seja nas rotinas de trabalho, do cuidado com a casa ou com os filhos”, aponta Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, consultoria de diversidade, inclusão e saúde emocional para as organizações.

Para a especialista, mais do que intensificar as campanhas sobre acolhimento materno, as empresas precisam ampliar o seu olhar sobre políticas de inclusão, a fim de proporcionar ingressos e retornos dignos às colaboradoras. 

“O mês das mães sempre reforça a ideia de valorização da figura materna. Mas, e fora das datas comemorativas, estamos de fato incluindo mulheres mães em nossas políticas internas empresariais?”, questiona.

Conforme a CEO, o caminho para a igualdade de gênero ainda é longo e passa pela construção de uma cultura organizacional que tenha como princípios o diálogo e a escuta sensível das necessidades de suas pessoas colaboradoras.

“Hoje, felizmente, algumas empresas já começaram a construir ambientes psicologicamente seguros para que mães tenham vez e voz dentro das organizações, e para que possam mostrar ao mundo que um filho não faz da mulher um ser menos profissional”, finaliza.

HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade