PUBLICIDADE

Ações chinesas voltam a cair após anúncio de novas tarifas dos EUA

8 ago 2018 - 07h46
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Os mercados de ações da China recuaram nesta quarta-feira, com novas tarifas dos Estados Unidos e a guerra comercial cada vez mais acirrada entre as duas maiores economias do mundo levantando questionamentos sobre a capacidade de Pequim de impulsionar sua economia por meio de políticas pró-crescimento.

Investidor observa dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 24/11/2017 REUTERS/Aly Song
Investidor observa dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 24/11/2017 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,59 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,23 por cento, revertendo os ganhos obtidos na recuperação da sessão anterior.

As ações voltaram a cair apesar da divulgação de dados chineses de exportação mais fortes do que o esperado, que mostram que a rodada anterior de tarifas dos EUA ainda não teve impacto significativo sobre a demanda por produtos chineses.

Washington disse no dia anterior que vai começar a cobrar 25 por cento de tarifas sobre outros 16 bilhões de dólares em produtos chineses a partir de 23 de agosto. As novas tarifas vêm depois de os EUA já terem imposto tarifas sobre 34 bilhões de dólares em importações chinesas.

A onda de punições comerciais do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, nas últimas semanas e o compromisso de ambos os lados de dar continuidade a isso deixou os investidores duvidando de recuperação sustentada das ações no curto prazo, mesmo com as promessas de Pequim de apoiar a economia e impulsionar o sistema financeiro.

No entanto, no restante da região asiática, os mercados de ações estenderam sua recuperação para o quarto dia, impulsionados pelos fortes resultados corporativos.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,3 por cento às 7h32 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,08 por cento, a 22.644 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,39 por cento, a 28.359 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,23 por cento, a 2.745 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,59 por cento, a 3.315 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,06 por cento, a 2.301 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,84 por cento, a 11.075 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,40 por cento, a 3.326 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,23 por cento, a 6.268 pontos.  

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade