PUBLICIDADE

Abertura é alta, mas Ibovespa inverte sinal e cai sem notícias sobre Previdência

11 fev 2019 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

O Ibovespa abriu em alta nesta segunda-feira, 11, mas o sinal positivo durou pouco. O índice passou a mostrar volatilidade e foi para baixo, perdendo a marca dos 95 mil pontos. Às 11h03, cedia 0,42%, aos 94.939,61 pontos.

Conforme um operador, a falta de notícias no campo político brasileiro pode estar desanimando o investidor, apesar do ambiente um pouco melhor lá fora. "Não tem nada de informações novas sobre a reforma da Previdência. O mercado parece que está se cansando", diz.

Além disso, acrescenta, as notícias que normalmente têm aparecido são negativas, citando como exemplo, a denúncia envolvendo o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A legenda teria criado uma candidata laranja para usar verba pública de R$ 400 mil durante as eleições de 2018, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada no domingo, 10. "Não tem notícia, e as que estão saindo são ruins", observa

No exterior, o clima mais tranquilo reflete expectativas de nova rodada de negociações entre Estados Unidos e China, e tem ainda estimativa de impulso das ações da Vale.

Nesta segunda-feira, os futuros de minério de ferro na China atingiram o limite de valorização diária na volta dos mercados do feriado chinês.

O movimento suaviza o tom desfavorável da semana passada no exterior, marcada pela expectativa de esfriamento mais intenso da economia mundial e ainda pelas incertezas em relação às conversas comerciais entre o governo norte-americano e o chinês.

"A alta do minério deve favorecer os papéis da Vale. Aconteceu o que muitos estavam esperando", diz o operador.

A valorização da commodity no mercado internacional da China, maior produtor e consumidor mundial do produto, além de ser o mais importante comprador da Vale, mostra que a demanda continua forte após o recente desastre na barragem mineira no dia 25 de janeiro. Vale ON terminaram a semana passada com perdas de 6,68%, repercutindo Brumadinho (MG), mas conseguiu encerrar a sexta com alta de 3,77%.

Conforme o operador, a semana "promete" para a Bolsa brasileira, tanto para cima quanto para baixo. "Pode ser de alegria ou de tristeza. Tem vencimento de opções sobre Ibovespa, que pode fazer com que o índice caia por causa da briga de comprados e vendidos. E especificamente hoje tem a queda do petróleo, que está empurrando as ações da Petrobras para baixo", observa.

Além disso, o Bradesco chama a atenção para a queda tanto das commodities agrícolas quanto das metálicas lá fora, apesar do bom humor no mercado de ativos, bem como da alta dos preços do minério de ferro.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade