PUBLICIDADE

São Paulo recebe a Virada da Consciência; veja programação

Universidade Zumbi dos Palmares e Afrobras realizam vários eventos para promover a diversidade racial; Terra transmite os eventos

19 nov 2021 08h19
| atualizado às 10h39
ver comentários
Publicidade

A Virada da Cosciência 2021 começou na última quinta-feira e vai até a próxima segunda tranformando a cidade de São Paulo na capital da Consciência Negra. A Universidade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobra vão realizar uma série de eventos culturais, educativos, de tecnologia, inovação e afroempreendedorismo, além de premiação neste período.

Brasil teve protestos recentes contra o racismo
Brasil teve protestos recentes contra o racismo
Foto: José Carlos Daves / Futura Press

"O conjunto de eventos que integram a Virada é mais uma oportunidade para mostrar a importância da inclusão racial e do afroempreendedorismo pela arte, a cultura e a educação”, analisa o reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares.

O evento nasceu em 2018 para comemorar a Semana da Consciência Negra. Além do Festival Afrominuto, a Virada da Consciência inclui ainda o Troféu Raça Negra, a Jornada da Diversidade, a BlackTekFest e a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra.

Nesta sábado, o Terra transmite, a partir das 8h, o "X Seminário Internacional de educação antirracista e o papel das cotas: um diálogo entre Brasil e Estados Unidos". O debate reunirá dezenas de acadêmicos e autoridades brasileiras e americanas.

O seminário contará com a participação de 14 professores, mestres e doutores das Universidades Historicamente Negras Norte-americanas (HBCU) e da Joe Beasley Foundation (Atlanta), uma organização humanitária, formada por líderes comunitários mundiais, dedicados à missão de criar mudanças imediatas e duradouras para as minorias no mundo, em especial em África.

Troféu Raça Negra

A 19ª edição do Troféu Raça Negra vai homenagear em 2021 o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, ex-diretor do Balé da Cidade, que morreu esse ano. O evento acontece no domingo, às 19h, na Sala São Paulo, e também será transmitido pelo Terra.

A premiação foi criada e é organizada pela Ong Afrobras para destacar personalidades negras e não-negras que contribuem para a luta contra o racismo e em favor da inclusão racial.

A primeira edição do Troféu ocorreu no ano 2000 e, depois, em 2004 na comemoração do 450º aniversário da capital paulista. A partir de então, a premiação se tornou anual. Em 2008, entrou oficialmente para o calendário da cidade de São Paulo.

Veja a programação:

20 de novembro de 2021

. 8h00 às 13 horas – Seminário Internacional na Universidade Zumbi dos Palmares

. 13h – apresentação piloto Wallace Martins, o Hamilton da Favela, que passa a ser apoiado pela Universidade Zumbi dos Palmares

. 13h - Feijoada Virada da Consciência, na Universidade Zumbi dos Palmares


21 de novembro de 2021

. 19h – Premiação Troféu Raça Negra – Sala São Paulo
 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade