PUBLICIDADE

Apple TV+ renova "Fundação" para 2ª temporada

7 out 2021 22h17
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação/Apple TV+ / Pipoca Moderna

A Apple TV+ renovou "Fundação", ambiciosa série sci-fi baseada na franquia literária de Isaac Asimov, para a 2ª temporada. O anúncio foi feito após o lançamento de apenas três episódios da atração.

Os livros "Fundação" (1951), "Fundação e Império" (1952) e "Segunda Fundação" (1953) são considerados a maior importante trilogia literária da sci-fi. Inspirados pela queda do Império Romano, têm como pano de fundo um futuro em que a Via Láctea está sob o controle do Império Galáctico. Entretanto, o matemático Hari Seldon desenvolve uma fórmula que prevê que os dias do Império estão contatos. Ele descobre que a atual forma de governo vai entrar em colapso e mergulhar a humanidade numa era de trevas, na qual todo o conhecimento será perdido e o homem voltará à barbárie.

A descoberta o transforma em inimigo do Império e também origina um grupo conhecido como A Fundação, criado para preservar o conhecimento humano do inevitável apocalipse.

A adaptação foi desenvolvida por David S. Goyer (roteirista de "Batman: O Cavaleiro das Trevas") e Josh Friedman (criador de "Emerald City") em parceria com a produtora Skydance e destaca os atores Jared Harris ("Chernobyl") e Lee Pace ("Capitã Marvel") como protagonistas. Harris interpreta o cientista Hari Seldon e Pace é Brother Day, o atual Imperador da galáxia.

O elenco também inclui Terrence Mann ("Sense8"), Alfred Enoch ("How to Get Away with Murder"), Lou Llobell ("Voyagers"), Leah Harvey (minissérie "Les Misérables"), Laura Birn ("Caçada Mortal"), Mido Hamada ("Counterpart"), Geoffrey Cantor ("Demolidor") e Daniel MacPherson ("Strike Back").

A trilogia literária teve impacto tão grande que os fãs dos livros fizeram campanha para Asimov continuar a história, o que ele fez nos anos 1980 com "Limites da Fundação" (1982) e "Fundação e Terra" (1986), além de ter acrescentado dois prólogos à trama, "Prelúdio para Fundação" (1988) e o póstumo "Origens da Fundação" (1993). Ele também interligou vários outros trabalhos à saga, criando um universo estendido que chegou a cobrir mil anos de História ficcional.

Não por acaso, este vasto material já tinha sido considerado ideal para uma série anteriormente. A HBO tentou fazer uma adaptação em 2015, com o co-criador de "Westworld" Jonathan Nolan. Mas o orçamento fez o canal desistir da tentativa. Aparentemente, o preço coube no bolso da Apple.

Além de "A Fundação", Issac Asimov também é conhecido por ter formulado as chamadas "leis da robótica" em outro de seus livros famosos, que já teve, inclusive, adaptação (bastante livre) de Hollywood: "Eu, Robô", estrelado por Will Smith em 2004.

Confira abaixo o trailer legendado da série.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Publicidade
Publicidade