1 evento ao vivo
TV

Para diretor e animadores, legado de Jim Henson é baseado em design simples e ideias arrojadas

Personagens e efeitos especiais do artista se preocupavam mais com o conteúdo do que com a forma

18 ago 2019
03h11
atualizado às 11h02
  • separator
  • 0
  • comentários

Mais conhecido pela criação dos Muppets, Jim Henson foi um artista diverso. Trabalhou como cartunista, animador, roteirista, diretor e marionetista.

Seu primeiro grande trabalho de sucesso foi Sam e Seus Amigos (1955), que introduziu o personagem Caco, o Sapo. Três anos após o lançamento do programa, Jim fundou a empresa Muppets, Inc. Com ela, criou os personagens do programa infantil Vila Sésamo (1968), um dos mais importantes da sua carreira.

O Muppet Show estreou em 1976 e reuniu os personagens mais importantes de Henson: Caco, Fozzie, Senhorita Piggy, Gonzo e Rizzo. O programa se tornou um marco da TV por aliar bonecos simples e humor refinado.

No cinema, Henson apostou em filmes mais experimentais. O Cristal Encantado, de 1982, é um filme de fantasia gravado apenas com fantoches. Labirinto (1986), com George Lucas na produção e David Bowie no elenco, adiciona ao gênero elementos do musical e da aventura.

Morto nos anos 1990, vítima de pneumonia, Jim Henson exerce influência ainda hoje. Para diretores, atores e animadores escutados pelo Estado, o trabalho do pai dos muppets se destaca por mesclar design simples e ideias arrojadas.

"Jim Henson e sua equipe criaram tecnologias", afirma Louis Leterrier, diretor da série O Cristal Encantado: A Era da Resistência, da Netflix, uma pré-sequência do filme dirigido por Henson em 1982. "No filme, os bonecos eram mais animatrônicos (dispositivos robóticos que imitam seres vivos) do que fantoches".

O animador Matias Liebrecht (Ilha dos Cachorros) afirma que a relevância de Jim Henson está nas possibilidades de produção. "Em um filme como O Cristal Encantado, você vê efeitos muito inteligentes, feitos com simplicidade, às vezes só com um efeito de câmera". "Labirinto é para mim uma influência maior ainda. Tem a luva que sai da lama, a câmera jogada de cabeça para baixo para parecer gravidade. É uma escola muito forte".

O animador e fundador do festival Anima Mundi Marcos Magalhães também aponta a simplicidade como elemento importante do trabalho de Henson. "Os muppets são personagens bem fortes, bem populares, mas é incrível pensar como ele conseguia manter o encanto com Caco, o Sapo", diz. "Era uma marionete muito simples, só uma mão abrindo uma boca. A acha engraçado, mas é muito simples".

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade