1 evento ao vivo

Viva reprisa novela com bumbum masculino mais polêmico da TV

Nudez de modelo na abertura de Brega & Chique chegou a ser censurada e gerou protestos

8 jan 2020
12h10
atualizado às 12h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Estamos em 2020. Imagine um homem de corpo malhado surgir com o bumbum à mostra na tela da sua TV. Diante do recrudescimento do conservadorismo, do politicamente correto e do moralismo, essa ousadia geraria um escândalo nacional. Ainda mais por ser na Globo, a emissora ‘inimiga’, de acordo com o presidente Jair Bolsonaro.

Uma folha de parreira cobriu os glúteos de Vinícius Manne durante alguns dias de censura
Uma folha de parreira cobriu os glúteos de Vinícius Manne durante alguns dias de censura
Foto: Reprodução/YouTube

Pois essa cena de nudez masculina foi exibida dezenas de vezes, às 7 da noite (horário no qual a tradicional família brasileira está na sala assistindo à TV), em 1987, ano de exibição da novela Brega & Chique. A produção volta ao ar no canal Viva.

Na abertura, o modelo e ator Vinícius Manne, então com 22 anos, usava as mãos para cobrir os órgãos genitais, virava-se de costas e caminhava “nuzinho, pelado, nu com a mão no bolso”, como dizia a música cantada pela banda Ultraje a Rigor. Tornou-se o bumbum de homem mais elogiado e polêmico da televisão brasileira.

Houve gritaria por parte de quem se sentiu ofendido com a beleza explícita de Manne. Apesar de o Brasil ter iniciado o processo de redemocratização em 1985, ainda exista censura no País naquele momento. Resultado: a Globo foi obrigada a colocar digitalmente uma folha de parreira cobrindo o bumbum do modelo.

“Proibido pela censura / O decoro e a moral / Liberado e praticado / Pelo gosto geral” cantava o Ultraje a Rigor na abertura da novela
“Proibido pela censura / O decoro e a moral / Liberado e praticado / Pelo gosto geral” cantava o Ultraje a Rigor na abertura da novela
Foto: Reprodução

Contudo, dias depois, as manifestações a favor do peladão foram mais estridentes e a emissora teve autorização para mostrar a nudez apolínea na abertura da trama. O sucesso da cena foi tão grande que o modelo estampou, peladão, a frente e o verso do LP internacional de Brega & Chique.

A novela escrita por Cassiano Gabus Mendes (1929-1993), um dos mestres da teledramaturgia brasileira, será reprisada no Viva a partir do dia 19, às 14h30, com reapresentação à 0h45. Um programa imperdível a quem gosta de uma trama leve e divertida – e de apreciar a estética corporal humana.

Veja também:

Quem é a dupla por trás do sucesso do Jovem Nerd

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade