3 eventos ao vivo

Vanucci não deve ser lembrado apenas pelas gafes na TV

Jornalista inseriu descontração no noticiário esportivo, apresentou o ‘JN’ e marcou época como narrador dos desfiles de Carnaval

24 nov 2020
17h35
atualizado às 17h37
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

“Alô, você” é um dos bordões mais famosos e identificáveis da história da televisão brasileira. Seu criador, Fernando Vanucci, que morreu aos 69 anos nesta terça-feira (23), construiu estilo próprio de comandar programas esportivos. Irreverente, ele parecia bater papo com o telespectador, como se faz nas rodas de conversa sobre futebol entre amigos. 

Fernando Vanucci trabalhou por quase 55 anos na TV, sempre introduzindo bom humor no jornalismo esportivo
Fernando Vanucci trabalhou por quase 55 anos na TV, sempre introduzindo bom humor no jornalismo esportivo
Foto: Divulgação

Versátil, comandava do estúdio, narrava e ainda era comentarista. Antes, foi repórter de campo. Era hábil em conduzir transmissões ao vivo e improvisar. Começou cedo, aos 15 anos, em Minas Gerais, e se tornou nacionalmente famoso e respeitado na Globo, onde trabalhou por 25 anos. Sua credibilidade o levou a apresentar várias edições do Jornal Nacional na década de 1990.

De 1985 a 1999, Vanucci foi a voz do Carnaval na emissora carioca. Com alegria genuína, narrava os desfiles na Sapucaí. Uma gafe o prejudicou no canal. Em uma manhã de domingo, quando apresentava o Esporte Espetacular, se deixou flagrar engolindo um pedaço de pão com manteiga no retorno da imagem ao estúdio após a exibição de uma matéria.

A direção da TV o afastou. Ficou na “geladeira”, como se diz no jargão do meio televisivo. Pouco depois não teve o contrato renovado. Passou por Band, Record e RedeTV!, onde protagonizou outro episódio desagradável ao surgir grogue no ar em consequência da mistura de um remédio contra a ansiedade e duas taças de vinho.

Em 2014, ele se tornou editor de esportes e apresentador na Rede Brasil, emissora paulista de pequeno alcance. Ali encerrou sua trajetória diante das câmeras, após enfrentar alguns problemas de saúde que o fragilizaram. Nos bastidores, Fernando Vanucci sempre foi afável com colegas, entrevistados e admiradores. Merece homenagens por seu talento, carisma e despojamento. Algo que a Globo não fez em 2018, ao ‘esquecer’ de mostrá-lo no especial de 40 anos do ‘Globo Esporte’. Falha imperdoável.

Veja também:

Affonso Solano e KelvinOuteiro jogam Castlevania
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade