PUBLICIDADE

Globo tenta salvar o BBB para não perder lucro milionário

Emissora escala celebridades e influenciadores em edição parecida com a Casa dos Artistas na intenção de reconquistar o público

8 dez 2019 - 15h05
Compartilhar
Exibir comentários
Participantes do BBB19: a edição com recorde negativo de audiência acendeu a luz amarela na Globo
Participantes do BBB19: a edição com recorde negativo de audiência acendeu a luz amarela na Globo
Foto: Divulgação

Em 2018, o lucro líquido do Grupo Globo foi 35% menor na comparação com o ano anterior. A TV Globo faturou impressionantes 10 bilhões, mas os altos gastos de produção reduziram os ganhos. A vigente reestruturação geral na companhia visa enxugar as operações e fazer sobrar mais dinheiro.

Nessa nova fase, a emissora não pode abrir mão de um de seus principais produtos: o Big Brother Brasil. Cada edição gera de 300 milhões a 400 milhões de reais em cotas de patrocínio e ações de merchandising. Por isso, o canal precisa reabilitar o mais amado e odiado reality show da televisão brasileira.

O BBB 20, marcado para começar em 21 de janeiro, tem a missão de oxigenar o formato da produtora Endemol e despertar novamente o interesse dos telespectadores. A última edição, vencida por Paula Von Sperling, teve a pior média de audiência (20 pontos, de acordo com o Ibope) desde a primeira temporada do programa, em 2002.

A cúpula do Big Brother – liderada pelo todo-poderoso diretor de núcleo Boninho – resolveu misturar famosos e anônimos. Foram convidados atores de novelas da Globo e influenciadores digitais que vão disputar o prêmio com pessoas comuns escolhidas nas seleções regionais.

Essa mistura de perfis lembra a terceira edição de outro reality, Casa dos Artistas. Em 2002, após duas temporadas exclusivamente com famosos, a atração do SBT confinou personalidades da mídia e fãs. O campeão foi Sergio Paiva, admirador da apresentadora e musa fitness Solange Frazão.

Apesar do cansaço manifestado por parte significativa do público em relação ao gênero reality show, a Globo está decidida a produzir o BBB por pelo menos mais cinco anos. Só vai desistir do formato quando tiver outro projeto com o mesmo potencial de faturamento e repercussão.

Quem ama dar espiadinhas no Big Brother Brasil está com a diversão garantida por mais algum tempo. Quem o detesta vai ter que renovar o palavrório contra o programa.

Veja também:

Sistema prisional é atrasado, lamenta Rodrigo Lombardi:

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade